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    porto velho, quinta-feira 10 de julho de 2025

Carnaval 2023 deve movimentar mais de R$ 8,2 bilhões no turismo, aponta CNTur

Valor é quase 27% maior do que o do mesmo período de 2022 e também devem ser geradas 24,6 mil vagas de emprego temporárias em todo o país


jovem pan

Publicada em: 28/01/2023 10:38:41 - Atualizado

O Carnaval é considerado o Natal do turismo brasileiro. A alegria não é só dos foliões que vão curtir a festa, mas também de quem fatura com a data. A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) espera que a data movimente mais de R$ 8 bilhões. Esse valor é quase 27% maior do que o do mesmo período de 2022. O número anima o chefe de cozinha Bruno Canô, proprietário de um restaurante em São Paulo. Em entrevista à Jovem Pan News, ele revelou que espera um aumento de 40% no movimento dos clientes no feriado “A gente já está gerando toda uma demanda de estoque, principalmente cerveja, drinks e tudo mais”.

“A gente pretende montar um bar e ter uma bandinha, uma pessoa tocando lá na frente, justamente para atrair esse público que talvez não queira um bloco de carnaval, mas quer curtir um carnaval, alguma coisa um pouco mais tranquila”, afirmou. A especialidade de Bruno são pratos da culinária nordestina, mas para o Carnaval o chefe já tem outras ideias: “Saindo um pouquinho do trivial, que no nosso caso são os pratos. Queremos alguma coisa mais focada em coisas rápidas, como entradinhas, petiscos, drinks e cervejas, que são as coisas que vão se popularizar no Carnaval”.

O economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, afirmou que o Brasil tem crescido aos poucos, sustentado pelo setor de serviços. Por isso a projeção para as festividades está 3,3% abaixo do registrado em 2020, último Carnaval antes da pandemia da Covid-19: “A expectativa mais positiva deriva do fato de que, primeiro a crise sanitária, embora não tenha acabado, não vai impor nenhuma barreira sanitária esse ano, ao contrário dos dois últimos carnavais. O Carnaval foi cancelado em 2021 e em 2022 foi parcialmente cancelado e adiado. É uma situação anormal. Embora a pandemia não tenha acabado, a situação de consumidores no modo geral se normalizou, de turistas ainda não. É a primeira razão pela qual fica difícil alcançar o patamar de geração de receitas que se tinha no Carnaval de 2020”.


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