• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 12 de julho de 2025

Barragem ilegal de hidrelétrica se rompe em fazenda em Lucas do Rio Verde em Mato Grosso

Não houve vítimas, mas o dano ambiental ainda não foi calculado


SBT NEWS

Publicada em: 11/02/2023 08:41:22 - Atualizado

BRASIL- Uma barragem ilegal de hidrelétrica se rompeu nesta semana, em uma fazenda, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá e destruiu parte de uma floresta. Não houve vítimas, mas o dano ambiental ainda não foi calculado. Policiais civis realizaram a perícia do local na manhã desta 6ª feira(10.fev).

Segundo informações da polícia, a barragem era feita de terra e teria sido construída clandestinamente por produtores da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Cedro (Aprovale), que detém, segundo a Polícia Civil, cerca de 15 hectares na fazenda do Grupo Cortezia.

E razão das fortes chuvas desta semana, as comportas de terra da barragem não suportaram a pressão e se romperam. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) - o órgão identificou - por imagens de satélites, que o acidente ocorreu entre o dia 6 e 7 de fevereiro.

Em nota, a Sema informou que "Pela localização e por ser de pequeno porte, não apresenta riscos a população. Mas já foi designada uma equipe para vistoriar o local presencialmente e aplicar sanções cabíveis".


Fale conosco