• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 24 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza curso de redação oficial para servidores municipais

Curso contou com 40 alunos de todas as secretarias municipais


SMC

Publicada em: 04/12/2023 10:32:25 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A Prefeitura Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), realizou o curso de redação oficial para os servidores municipais, cujo objetivo é contribuir para a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população. A capacitação aconteceu na Escola do Legislativo, na última semana.

O curso, com carga horária de 20 horas, iniciou no dia 27 de novembro, com término no dia 1º de dezembro. Hailton Luz, diretor do Departamento de Capacitação da Semad, disse que “este curso de redação oficial contou com 40 alunos de todas as secretarias do município de Porto Velho. O Departamento de Capacitação e Treinamento, ao longo deste ano, já capacitou mais de 1.200 servidores municipais. O curso foi destinado aos servidores municipais que desempenham suas atribuições na área administrativa junto às secretarias municipais. Os coordenadores prepararam um manual de redação para possibilitar a compreensão e a produção de textos da redação oficial de forma correta e adequada às características de cada documento”.

O diretor do Departamento completa ainda aque “trata-se de um instrumento complementar para padronizar e dar ordenamento às comunicações oficiais comuns à maioria das coordenadorias, secretarias, fundações e autarquias. O intuito do curso é ensinar e adequar os servidores que redigem ofícios e documentos na norma culta e etc”.

O conteúdo do curso foi focado na impessoalidade, linguagem dos atos e comunicações oficiais, formalidade e padronização, concisão e clareza, problemas gerais da norma culta, pronomes de tratamento, concordância com os pronomes de tratamento, emprego dos pronomes de tratamento, fechos para comunicações oficiais, identificação do signatário, o padrão ofício - forma de diagramação, circular, memorando, definição e funcionalidade, forma e estrutura, comunicado, ata, cota e informação, portaria, regimento, regulamento, resolução, expressões a evitar e expressões de uso recomendável.

A administração municipal segue com o compromisso na capacitação dos servidores para maior habilidade, como lidar com tarefas complexas e demandas de trabalho. Ao aprimorar suas competências, eles se tornam mais produtivos, otimizando processos e agilizando a execução de suas atividades.


Fale conosco