• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 22 de fevereiro de 2026

Vereadores derrotados devem mercadejar suas emendas nas secretarias no ano que vem

Vale destacar que desses vereadores, apenas sete irão retornar ao posto a partir do próximo dia 01 de janeiro...


Redação

Publicada em: 26/11/2024 09:05:29 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A Câmara de Vereadores de Porto Velho define em duas sessões previstas para essa terça-feira (26) o Projeto de Resolução 802/24, que irá regulamentar as emendas impositivas dos 21 vereadores da atual legislatura.

Vale destacar que desses, apenas sete irão retornar ao posto a partir do próximo dia 01 de janeiro. Porém, mesmo os que irão sair dos mandatos terão emendas aplicadas pela prefeitura de Porto Velho no ano de 2025; já os vereadores novatos só poderão "impor" essa prática a partir de 2026.

As emendas dos vereadores de Porto Velho se tornaram possível após um amplo debate na Casa que tratou sobre um orçamento mais participativo, levando recursos a projetos e questões da comunidade que são acompanhadas mais de perto pelos parlamentares.

O valor que cada vereador poderá "impor" ao orçamento da prefeitura de Porto Velho para 2025 é de R$ 1,2 milhão, que conforme a Lei que regulamenta as emendas, corresponde a 1% do orçamento municipal.

Com dois vereadores há mais para "impor" emendas no orçamento de 2026, a Câmara de Vereadores terá de alterar a Lei caso deseje continuar com esse mesmo valor para cada vereador, um verdadeiro contrassenso. 


Fale conosco