Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 21 de dezembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Como forma de homenagear o patrono do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Porto Velho inaugurou na manhã desta sexta-feira (20), o Busto de Luiz Alves de Lima e Silva, o Major Duque de Caxias, como símbolo de União, Soberania e Liderança à 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
A solenidade teve como propósito, prestar homenagem ao Major Duque de Caxias, símbolo dos valores de defesa da Nação e da Amazônia. O monumento doado pelo Executivo Municipal foi confeccionado pelo artista plástico Bruno Souza e foi posto na Avenida Duque de Caxias, à frente do 17º Batalhão Logístico de Selva, como lembrança eternizada do cadete que virou major.
Inaugurado pelo prefeito Hildon Chaves, o busto é mais uma obra de resgate do pertencimento do regionalismo e do patriotismo brasileiro em alusão aos grandes feitos pelo estado de Rondônia. Duque de Caxias entrou para história como herói da pátria e baluarte da liberdade e democracia do Brasil.
Com um olhar especial sobre o resgate da memória histórica, a gestão municipal do prefeito Hildon Chaves, que prestou várias homenagens durante seu mandato com a participação do artista Bruno Souza, a exemplo do Busto de Santos Dumont, na abertura da Avenida que leva seu nome, teve como destaque neste momento a homenagem ao patrono do Exército Brasileiro.
Tendo como inspiração, o Busto do Almirante Tamandaré pela Marinha do Brasil, o prefeito Hildon Chaves destacou a iniciativa, como forma de fazer justiça ao Exército Brasileiro que ainda não tinha uma representação através de busto.
“Foi implantado recentemente o Busto do Almirante Tamandaré pela própria Marinha do Brasil, posteriormente, na abertura da Avenida Santos Dumont, também foi feito um busto através do artista plástico Bruno Souza, fizemos seu busto e faltava uma homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, nosso Duque de Caxias, e com isso, nós estamos fazendo essa entrega. A nossa gestão, ela teve um olhar especial neste aspecto, como forma de valorizar o sentimento de pertencimento dos porto-velhenses à história e aos heróis de Rondônia”, destacou Chaves.
“Caxias de cadete à marechal, participou de diversas batalhas no Brasil e no exterior, sendo exemplo de patriotismo, de coragem e de retidão; valores muito importantes para nós, soldados. Não foi à toa que seu nome consta no livro da história como herói da pátria como baluarte da liberdade e democracia no Brasil. A localização desse busto aqui na avenida de mesmo nome “Duque de Caxias”, ela foi proposital, a fim de que o cidadão, ao passar por aqui e contemplar a imagem de uma figura histórica, um herói nacional, ele possa buscar em suas qualidades, em seus princípios, a coragem para enfrentar o seu dia a dia, a sua labuta diária”, celebrou o Chefe de Estado Maior da 17ª Brigada de Infantaria da Selva, coronel Renato da Silva Rodgers.