• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 28 de dezembro de 2024

Prefeitura de Porto Velho avança na elaboração de relatórios detalhados para prestação de contas

Desde 2017, os relatórios têm passado por processos de mudanças, com mais objetividade e linguagem acessível...


SMC

Publicada em: 27/12/2024 14:41:52 - Atualizado

Foto: Assessoria

PORTO VELHO, RO: Primando pela transparência na prestação de contas das ações das pastas municipais, a Prefeitura de Porto Velho tem inovado na elaboração do Relatório Anual de Gestão (RAG) com as respectivas atividades e investimentos aplicados no município. Desde 2017, os relatórios têm passado por processos de mudanças, com mais objetividade e linguagem acessível tanto para a população, quanto para os órgãos de controle.

De acordo com a chefe da Assessoria Técnica (Astec) da Sempog, Darc Dantas, a pasta é responsável por compilar as informações encaminhadas pelas secretarias municipais.

“Nosso intuito é dar conformidade a esse relatório geral. E para isso, nos reunimos com os representantes de cada secretaria para os devidos alinhamentos e para a elaboração do relatório de acompanhamento do Plano Diretor Participativo, que regulamenta os procedimentos para o encerramento do exercício financeiro deste ano. O RAG é parte integrante da Prestação de Contas Anual do Chefe do Poder Executivo Municipal. A prestação de contas tem como finalidade demonstrar, de forma clara e objetiva, a boa e regular aplicação dos recursos públicos, de modo a atender às necessidades de informação dos cidadãos e de seus representantes, além dos órgãos de controle”, pontuou.

A chefe da Astec da Sempog explica ainda que o Relatório Anual de Gestão para 2025 está em fase de elaboração, levando em consideração todas as ações e investimentos aplicados no decorrente ano.

“Para garantir a eficácia do relatório, é imprescindível a colaboração de todos os envolvidos e essencial para garantir o cumprimento das normas legais e a transparência na gestão pública. É notória a evolução na qualidade da apresentação da prestação de contas do município aos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), por exemplo, que tem apreciado o resultado desse trabalho”, frisou.

O relatório é desenvolvido de forma didática, atendendo às normativas da carta Magna, no artigo 70 da Constituição Federal. “É dever do município fazer essa prestação de contas para o cidadão. E o nosso propósito é transmitir essas informações da forma mais clara e objetiva possível. O próprio município inicia esse trabalho por meio de decreto, formalizando esse processo que reúne as principais atividades do executivo municipal no decorrer do ano”, finalizou.

Além das informações referentes à atuação de cada pasta, o RAG contém comparativos de relatórios dos últimos três anos. Uma forma de avaliar o crescimento no investimento nas ações do executivo municipal. Os relatórios podem ser acessados por meio do Portal da Transparência, no link https://transparencia.portovelho.ro.gov.br/arquivos?pasta=26544.


Fale conosco