• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 20 de abril de 2025

Saiba como castrar seu pet de forma gratuita em Porto Velho, com perguntas e respostas

O g1 preparou um guia, com perguntas e respostas, sobre o funcionamento do serviço na capital rondoniense...


g1 RO

Publicada em: 11/03/2025 09:09:58 - Atualizado

PORTO VELHO: A Prefeitura de Porto Velho lançou o programa Castra+Rondônia que vai realizar castrações gratuitas de cães e gatos na capital. O projeto é feito em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e executado pelo Projeto Ajudei. O objetivo, de acordo com a administração municipal, é realizar 9 mil castrações durante a primeira etapa.

O g1 preparou um guia, com perguntas e respostas, sobre o funcionamento do serviço em Porto Velho. Veja abaixo:

Como o serviço vai funcionar?

Segundo a Prefeitura, até o final do ano, médicos veterinários realizarão as cirurgias, percorrendo Rondônia em um ônibus equipado para os procedimentos. Para participar será preciso fazer um cadastro antecipado.

Em Porto Velho, a ação acontece em três etapas:

  • Data: 11, 12, 13, 14 e 15 de março

Local: Praça CEU

Endereço: R. Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, Juscelino Kubitschek (Vagas encerradas).

  • Data: 18, 19, 20, 21 e 22 de março

Local: Escola Jesus Burlamaqui

Endereço: Rua Das Crianças, 4686, Bairro Floresta. (Em breve abertura de agendamento).

  • Data: 25, 26, 27, 28 e 29 de março

Local: Ginásio Claudio Coutinho

Endereço: Avenida Pinheiro Machado S/N, Bairro Caiari.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar, os interessados devem preencher um formulário online no site do programa. As etapas estarão disponíveis no site com os agendamentos de datas e horários. De acordo com a Prefeitura, o tutor precisa estar cadastrado no portal Portal Gov-br, cadastro único que reúne serviços para o cidadão.

Quais os pré-requisitos para castrar cães e gatos?

  • A idade do animal deve ser entre 6 meses e 6 anos
  • Fêmeas não podem estar gestantes ou amamentando
  • Os animais não podem estar desnutridos ou desidratados
  • Não podem estar no cio
  • Ter peso mínimo de 2 quilos
  • Não podem estar imunocomprometidos

Quais cuidados os tutores devem ter no dia do procedimento?

De acordo com o Projeto Ajudei, os cães e gatos devem estar em jejum de oito horas e os tutores precisam estar presentes durante o procedimento, que poderá durar entre 30 minutos e duas horas.

Como será o pós-operatório?

Após o procedimento, os animais receberão um microchip subcutâneo com os dados do tutor, além de roupa cirúrgica, cone de proteção e os medicamentos necessários para a recuperação.



Fale conosco