Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 9 de maio de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta sexta-feira (9) recebeu a professora Silvânia Gregório, que falou sobre as suas impressões relacionadas à educação dentro das escolas.
Especialista em educação, a professora Silvânia Gregório afirmou que a violência contra dos professores dentro de sala de aula precisa ser uma frente a ser combatida Segundo ela, a violência entre alunos vem diminuindo, mas as agressões contra professores é uma crescente.
“A violência dentro da escola tem diminuído bastante, mas de uma forma geral nós temos percebidos uma crescente de violência contra os profissionais da educação, que vem sendo agredidos por alunos em sala de aula, isso precisa ser debatido pela sociedade”, afirmou Silvânia Gregório.
Sobre o avanço das redes sociais e a utilização de celulares e equipamentos eletrônicos, a professora Silvânia Gregório relatou que é necessário as pessoas aprenderem a ter controle sobre as máquinas, utilizando esses equipamentos com sabedoria.
“O que eu vejo é o excesso, a falta de controle que o ser humano desenvolve. A gente precisa usar com parcimônia, tendo dosagem nos horários, sabendo usar os equipamentos digitais. Fique ao menos duas horas fora do celular antes de dormir, usar de uma forma sábia e equilibrada de tal forma que máquina não te domine”, relatou Silvânia Gregório.
Considerado um dos maiores problemas dessa geração a depressão e a ansiedade precisam ser combatidas por conta do aumento de estímulos que a sociedade, e principalmente os jovens são expostos nos dias atuais.
“Depressão é o excesso de passado e a ansiedade é o excesso de futuro, então o jovem hoje é muito estimulado de várias formas e ele não consegue abraçar tudo, por isso eles ficam doentes de ansiedade. Muitos jovens hoje não tem mais unhas, isso tudo é provocado por um excesso de estímulo, e principalmente por grupos sociais”, comentou Silvânia Gregório.
A valorização dos professores também foi uma pauta abordada por Silvânia Gregório, que afirma que a categoria atualmente está adoecida e necessita de urgentes ações que destaquem a importância dessa atividade.
“Vemos hoje colegas doentes e desestimulados, pessoas que agora buscam outra profissão na busca de serem valorizados. No Japão, uma das profissões que é reverenciada além do Imperador é o professor. É necessário contratar mais psicólogos, centros de apoio aos profissionais de educação e consequentemente as escolas”, falou Silvânia Gregório.
A professora Silvânia Gregório relatou sobre a necessidade da presença de profissionais de psicologia dentro de sala de aula, o que de acordo com ela é algo determinante para a evolução do aprendizado de jovens e adultos.
“Ninguém falava em saúde emocional, e hoje temos assegurado esse trabalho dentro da escola. Nós somos afetados pelos outros o tempo todo, então os afetos são colocados em evidência. Eu acredito que se as escolas tivessem mais psicólogos a situação seria melhor. Dentro do próprio calendário da escola já existem ações voltadas para isso”, finalizou Silvânia Gregório.
Confira vídeo: