Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 5 de novembro de 2026

PORTO VELHO - RO - O desempenho eleitoral do Avante em 2026 parece ter colocado um ponto final na permanência do deputado estadual reeleito Marcelo Cruz na legenda. Sem direito ao Fundo Partidário e ao espaço gratuito no rádio e na televisão a partir de 2027, o partido perdeu atratividade política, na opinião do parlamentar, e ele já prepara sua saída.
Reeleito com 12.048 votos, Cruz acionou o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) para trocar de sigla sem colocar o mandato em risco. Na ação apresentada à justiça, o deputado busca o reconhecimento de justa causa para a desfiliação.
O motivo é essencialmente político e financeiro. O Avante não conseguiu superar a cláusula de desempenho, elegendo apenas cinco deputados federais em três estados e conquistando 1,59% dos votos nacionais para a Câmara dos Deputados.
Na prática, sem recursos partidários e sem espaço na propaganda eleitoral gratuita, o Avante deixa de oferecer instrumentos importantes para a sobrevivência política de seus filiados.
Agora, Marcelo Cruz pretende buscar abrigo em uma legenda com maior estrutura financeira. A mudança, porém, depende do reconhecimento judicial da justa causa.
O processo não inclui pedido de liminar e deverá passar pela manifestação do partido e do Ministério Público Eleitoral antes da decisão do TRE-RO.
Nos bastidores, a movimentação deixa uma questão política inevitável: sem dinheiro e sem espaço na mídia, quanto vale permanecer fiel a uma legenda?