• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

Prefeitura capacita professores do ensino fundamental para programa de alfabetização

Programa é realizado pela Semed e o Tribunal de Contas, com o apoio da Escola Superior de Contas


Assessoria

Publicada em: 24/08/2021 15:47:19 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A Prefeitura de Porto Velho está desenvolvendo, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO) e apoio da Escola Superior de Contas (ESCON), o programa “Alfabetiza Porto Velho”, que vai capacitar professores para o processo de alfabetização nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O desenvolvimento do programa está a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Políticas Educacionais (DPE).

O programa é voltado para garantir que os alunos sejam alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental, e que ao final do 3º ano, todos estejam plenamente alfabetizados e letrados, prontos para avançar de forma familiarizada com palavras e frases.

Professores dos 2º anos estão sendo convidados para participar das oficinas formativas, que ocorrerão nos dias 31 deste mês e 01 de setembro, pela plataforma virtual Google Meet.

“Os encontros formativos estão sendo arquivados em vídeos e disponibilizados no canal do YouTube. As oficinas serão gravadas a partir das próximas ofertas”, diz Juliene Rezende Oliveira, diretora de Políticas Educacionais da Semed.

A secretária municipal de educação, professora Gláucia Lopes Negreiros, explica que a capacitação será estendida para professores do terceiro ano também. “Para os professores das turmas dos 3º anos teremos os encontros formativos nos dias 8 e 9 de setembro, pelos canais do YouTube da Divisão de Formação (Difor) e da escola Superior de Contas do TCE/RO (Escon). Já as oficinas estão agendadas para os dias 15 e 16 setembro, através do Google Meet”, explica a secretária.

“Destacamos a repercussão das oficinas destinadas aos professores dos 1º anos, visto que a formação coincidiu com o retorno das aulas presenciais em nossa rede. Neste momento, acolhemos e convidamos os novos professores para que também participem das formações”, frisa a secretária da Semed.


Fale conosco