• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 7 de setembro de 2024

Exposição "Raciscmo" da Semana Nacional da Consciência Negra segue até dia 21

Painéis artísticos alertam para frases de cunho racista


Assessoria

Publicada em: 19/11/2021 13:08:38 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A exposição “Racismo Sutil: Vamos Repensar Nosso Vocabulário?” segue aberta ao público até o próximo domingo (21), no primeiro piso do Porto Velho Shopping. O evento começou no dia 11 de novembro e faz parte da programação alusiva à Semana Nacional da Consciência Negra, realizada pela Prefeitura de Porto Velho.

Os painéis artísticos alertam para frases de cunho racista. Além das obras, o local comporta oficinas, visita guiada a alunos da rede municipal, entre outras atividades.

Para a secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder, o trabalho é um importante passo do município rumo à conscientização acerca dos Direitos Humanos.

“Esse material, que está sendo exposto, tem sido explorado por prefeituras, órgãos de controle como o Ministério Público e por teses de doutorado. É um material consistente e que Porto Velho aderiu para chamar a atenção ao tema do racismo”, explica.

O objetivo é fazer com que a população tenha contato com as expressões de cunho racista para fazer uma análise social e comportamental da sociedade.

Alunos da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano, visitaram a exposição. Eles tiveram a oportunidade de exercitar, junto aos professores, suas próprias produções artísticas dentro da temática pautada.

A celebração do mês da Consciência Negra está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com a participação da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

A Prefeitura conta, ainda, com parceiros, como a Comepi, Fecomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae-Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.

“É uma programação muito significativa, porque estamos levando informação e uma reflexão importante à nossa sociedade. Ficamos muito felizes com a interação e apoio das secretarias. O combate ao racismo é uma das pautas previstas no plano de governo da atual gestão”, disse Joelna Holder.


Fale conosco