• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Exposição "Raciscmo" da Semana Nacional da Consciência Negra segue até dia 21

Painéis artísticos alertam para frases de cunho racista


Assessoria

Publicada em: 19/11/2021 13:08:38 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A exposição “Racismo Sutil: Vamos Repensar Nosso Vocabulário?” segue aberta ao público até o próximo domingo (21), no primeiro piso do Porto Velho Shopping. O evento começou no dia 11 de novembro e faz parte da programação alusiva à Semana Nacional da Consciência Negra, realizada pela Prefeitura de Porto Velho.

Os painéis artísticos alertam para frases de cunho racista. Além das obras, o local comporta oficinas, visita guiada a alunos da rede municipal, entre outras atividades.

Para a secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder, o trabalho é um importante passo do município rumo à conscientização acerca dos Direitos Humanos.

“Esse material, que está sendo exposto, tem sido explorado por prefeituras, órgãos de controle como o Ministério Público e por teses de doutorado. É um material consistente e que Porto Velho aderiu para chamar a atenção ao tema do racismo”, explica.

O objetivo é fazer com que a população tenha contato com as expressões de cunho racista para fazer uma análise social e comportamental da sociedade.

Alunos da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano, visitaram a exposição. Eles tiveram a oportunidade de exercitar, junto aos professores, suas próprias produções artísticas dentro da temática pautada.

A celebração do mês da Consciência Negra está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com a participação da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

A Prefeitura conta, ainda, com parceiros, como a Comepi, Fecomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae-Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.

“É uma programação muito significativa, porque estamos levando informação e uma reflexão importante à nossa sociedade. Ficamos muito felizes com a interação e apoio das secretarias. O combate ao racismo é uma das pautas previstas no plano de governo da atual gestão”, disse Joelna Holder.


Fale conosco