Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: O V Congresso Municipal de Educação de Porto Velho inicia na próxima quarta-feira (24) com o tema “Desafios da Educação: Novos caminhos de aprendizagem para a equidade e qualidade”. O evento acontecerá durante dois dias, tendo como público-alvo os professores, gestores, orientadores educacionais e supervisores da rede municipal de educação.
O congresso tem como meta levantar eixos temáticos essenciais para o ensino infantil e fundamental, como alfabetização e ensino híbrido, através de palestras, mesas de discussão, apresentação de relatos de experiência, publicações de trabalhos em e-book, certificações, homenagem aos vencedores do prêmio “Boas Práticas”, entre outros.
“O objetivo é refletir sobre as ações educacionais no que se refere a essência da educação infantil e fundamental. Com todas as transformações vindas com a pandemia de covid-19, tivemos que reinventar o ensinamento e aprendizado. Dedicar nossos olhares aos estudantes que estão sob nossa responsabilidade é o principal ponto deste congresso”, afirma a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros.
Diante da intensa procura, as inscrições encerraram com pouco menos de dez dias antes da data do evento. No entanto, o município garante a participação dos não inscritos na modalidade ouvinte. O evento será realizado no auditório da Faculdade Unopar, localizado na rua Matrinchã, bairro Lagoa. O local tem capacidade de público para até 600 pessoas e seguirá todos os protocolos sanitários vigentes.
“Devido aos protocolos de segurança preventivos à covid-19, as vagas foram reduzidas para não haver aglomerações, todos deverão usar máscara e estaremos colocando dispositivos de álcool em gel em pontos estratégicos do auditório”, afirma a secretária.
HOMENAGEM
O evento vai homenagear o educador brasileiro Paulo Freire, uma das maiores personalidades educacionais do Brasil e do mundo e que completaria 100 anos em 2021. O educador e filósofo pernambucano é patrono da educação brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”. Conhecido pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, Freire desenvolveu um pensamento pedagógico que defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o estudante. A obra foi traduzida em mais de 40 idiomas.