• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Policiais Civis e do Noa participam de curso de técnicas não Letais em Porto Velho

O I CTNL formou 46 alunos, dentre os quais 14 da Polícia Civil do Estado de Rondônia.


Polícia Civil

Publicada em: 25/03/2022 18:02:08 - Atualizado


 CAPITAL -Na tarde de hoje (25/03) foi concluído o I Curso de Técnicas Não Letais - ICTNL (Nível Multiplicador) realizado pela SESDEC e coordenado pelo Núcleo de Operações Aéreas - NOA.O I CTNL formou 46 alunos, dentre os quais 14 da Polícia Civil do Estado de Rondônia.

O delegado Márcio Réis Maia, policial civil mais antigo a concluir o curso afirmou que: A instrução é muito importante para a Polícia Civil, considerando que é exigido pela legislação internacional e nacional, o uso de tecnologias não letais antes do uso de armas letais, somente usando estas caso a tentativa de debilitar ou incapacitar o infrator com instrumentos de menor potencial ofensivo não sejam suficientes.

Os concludentes foram capacitados a multiplicar todo conhecimento apreendido, como o uso de espargidores de OC (Pimenta) e CS (Ortoclorobrnzalmalanonitrilo), nas versões espuma, gel e aerosol, sendo este a única versão do CS, dispositivo elétrico incapacitante, munições não letais de impacto controlado, granadas de emissão de gás CS e OC, granadas explosivas de efeito moral, de luz e som, de multo-impacto etc.

As disciplinas de Técnicas de Imobilização, Uso Diferenciado da Força e Técnicas de Ensino e legislação correlata também foram ministradas no treinamento.

Os alunos foram submetidos, com a segurança devida, ao contato com os agentes químicos dos equipamentos adquiridos pela SESDEC, assim como fizeram o uso.

O II CTNL (Nível Multiplicador) acontecerá entre os dias 4 e 15/04/2022 e está prevista a inscrição de mais 15 policiais civis.

A capacitação dos policiais civis está entre as prioridades da Instituição, a fim de dar maior segurança aos seus agentes de segurança pública que mais capacitados também oferecem uma eficiente segurança à sociedade


Fale conosco