Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
BRASIL =- No período de novembro de 2021 até abril deste ano, foram realizadas 576 cirurgias eletivas no Hospital de Campanha de Rondônia– Hcamp, localizado na região Central de Porto Velho, que atende demandas de todo o Estado e oferece as especialidades de ortopedia, neurologia, ginecologia, geral e enfermagem. As ações são reforçadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
O Hcamp também disponibiliza 110 leitos, realizando diariamente internações e cirurgias, amenizando a fila de espera por operações, que aumentou com o decorrer da pandemia. A unidade foi fundamental para a volta dos procedimentos eletivos.
Retirada de vesículas; Retirada de hérnias; Retirada de útero; Retirada de lipomas; Retirada de cistos; Tireoidectomia; Histerectomia e Cirurgias ginecológicas.
Ultrassonografias abdominais; Transvaginais; Exames por vias urinárias; Exames de tireoide; Exames de sangue.
Para realizar os procedimentos é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima, onde vai receber o encaminhamento e então entrará na fila de regulação para ser submetido a cirurgia. Já para o paciente que está na fila e ainda não foi chamado, é necessário que atualize o cadastro, para que a equipe de regulação da Sesau entre em contato e marque o procedimento.
O morador de Porto Velho, Rafael Araújo, que passou por procedimento cirúrgico no Hcamp, elogia a equipe que o atendeu na unidade. “Só tenho a agradecer a toda a equipe médica e enfermeiras pelo cuidado, profissionalismo e atenção que recebi. Fiz a retirada da vesícula e tive uma ótima recuperação. Só tenho a agradecer a essa equipe e a Deus” afirma Rafael.
A Diretora do Hospital de Campanha, Áurea Sparconi, ressalta a importância dos atendimentos feitos no Hcamp. “Com o retorno das cirurgias eletivas podemos diminuir a fila de espera consideravelmente. Estamos atendendo pacientes de ortopedia do João Paulo II, oferecendo o suporte no atendimento e disponibilizando mais acesso para a população” conta Áurea.