Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - As cores da nação coloriram as primeiras horas do dia desta terça-feira (6) durante o desfile cívico das escolas municipais de Porto Velho. Na ocasião, alunos da rede municipal de ensino homenagearam os 200 anos da Independência do Brasil.
O evento aconteceu no campo Bela Vista, no bairro Eletronorte, e reuniu estudantes de quatro escolas municipais da zona Sul da capital: EMEI Padre Zenildo, EMEI Ronilza, EMEF Miguel Ferreira e EMEF Saul Bennesby. A trilha sonora ficou por conta dos professores e alunos do Centro de Cultura Musical Escolar Laio.
“Depois de dois anos, nossos alunos voltam para um desfile como esse, representando Porto Velho, Rondônia, o Brasil e a própria Escola. Também optamos por trazer o tema do esporte em função da Copa neste ano. Nosso objetivo aqui é ensinar o amor à Pátria, como parte das nossas vidas e cidadania”, afirma a diretora da EMEF Miguel Ferreira, Rosa Rodrigues.
O evento teve início às 7h30 e foi acompanhado por pais e responsáveis dos alunos. Geisa de Melo, por exemplo, acompanhou o primeiro desfile da filha Yasmim, de 5 anos, que estreou como baliza pela Escola Padre Zenildo.
“É a primeira vez dela num evento escolar como esse, tanto que ela acordou cedo e ansiosa por participar. É um momento especial não só para ela, mas para mim também como mãe”, afirma Geisa.
O desfile reuniu alunos da educação infantil e fundamental. Além do bicentenário da Independência, os estudantes trouxeram outros temas para a rua, como a valorização do esporte, segurança no trânsito e defesa do meio ambiente, pautas já discutidas dentro e fora do ambiente escolar.
“Esse evento também é uma estratégia para aproximar as famílias das atividades escolares. As unidades desenvolveram toda uma programação com esses alunos, discutindo o significado dessa data e mostrando que patriotismo também é discutir a importância da educação, do meio ambiente e de um ambiente de paz nas escolas”, finalizou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.