• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 15 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 14/02/2024 09:33:39 - Atualizado

1918 – A lancha boliviana “Mequens”, com uma carga de borracha brasileira mas com documentos fiscais da Bolívia, foi apreendida em Presidente Marques (G.Mirim).

1954 – Com missa, retreta, desfile e várias atividade esportivas, a Guarda Territorial (atual PM) comemora seu 10º ano de criação.

1976 – O orçamento do Território de 1976 será de CR$ 204 milhões, conforme o secretário de Planejamento Cesar Alvray Guedes. FOTO DO DIA

1978 – O padre Franco Vialeto celebra a 1ª missa em Rolim de Moura, distrito de Cacoal.

1983 – Com os clubes lotados – o Botafogo liderando em público – o carnaval portovelhense manteve a tradição de acabar a folia no “encontro de bandas e blocos” na Praça Rondon.

1991 – Apedrejamento de ônibus, gangues infernizando brincantes no “Carnaval do Povo” e muita violência, foi o saldo da folia de momo em Porto Velho.

HOJE É

Dia Internacional da Doação de Livros. Dia Mundial do Amor.

Católicos celebram início da Quaresma (data móvel), São Valentin, São Metódio, São Cirilo, São Zenão, São João Batista da Conceição,

BRASIL

1630 — Começa a resistência contra as Invasões holandesas no Brasil. 1944 - Nasce o cantor Reginaldo Rossi, o "Rei do Brega" (+2013), principais sucessos “Garçom”, “Leviana” e outros.

MUNDO

1949 — O parlamento israelense (Knesset) se reúne pela 1ª vez. 2005 - Lançado oficialmente o site de compartilhamento "You Tube". 1876 — Alexander Graham Bell solicita uma patente para o telefone.

FOTO DO DIA

LUIZ CEZAR, O PLANEJADOR

Filho do governador Humberto da Silva Guedes (1975/79), o economista Luiz Cezar Auvray Guedes é um desconhecido, apesar do saldo positivo de seu trabalho no período em que foi o secretário de Planejamento do Território.

Aqueles quatro anos foram, se não os mais difíceis para qualquer planejador do Território, os que muito exigiram da equipe de governo, em razão das demandas enormes, e das condições mínimas.

Em 1976, seis meses depois de assumir a área de Planejamento, Luiz Cezar tinha pela frente enormes desafios. Chegaram milhares de famílias em busca do Eldorado rondoniense, se instalando, muitas delas, a centenas de quilômetros da BR-364, mas precisando de estruturas mínimas para produzirem.

Ao analisar o governo Humberto Guedes, o jornalista Montezuma Cruz (*) cita: “O então secretário de planejamento Luiz Cézar Auvray Guedes (FOTO) recorreu à experiência do Estado do Pará para elaborar o 1º Plano de Metas de Rondônia”, visando atrair outros segmentos sociais para seu projeto.

(*) https://rondonia.ro.gov.br/est...


Fale conosco