• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 21 de junho de 2024

O dia na História - Rondônia perdeu seu maior historiador - Lúcio Albuquerque

A manchete de capa (FOTO) não deixou qualquer dúvida. O AM, depois de um século, parou de registrar a História de Rondônia.


Redação

Publicada em: 03/03/2024 12:06:57 - Atualizado

O DIA NA HISTÓRIA3.3.2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – Além dos membros do “Tiro de Guerra” de Porto Velho, os jovens sorteados para servir o Exército em Manaus receberão, no embarque, uma grande homenagem de segmentos diversos da sociedade local.
1942 – Brasil e EUA assinam o Acordo de Washington pelo qual acontece o II Ciclo da Borracha e aparece a figura do Soldado da Borracha.
1956 – Publicado com data de 24 de fevereiro, no Diário Oficial do Território, decreto do governador Ribamar de Miranda criando em Guajará-Mirim o Ginásio Oficial “Paulo Saldanha”.
1983 – No Conselho Deliberativo da Sudam, o governador Jorge Teixeira defendeu 2 temas: a criação dos estados de Roraima e Amapá, e a redivisão, em novos Territórios, da Amazônia.
1991 – Quase 200 dragas catadoras de ouro invadiram o canal navegável do Rio Madeira e a Marinha prepara operação para retirada desses equipamentos da região próxima a Porto Velho.
HOJE É
Dia Mundial da Vida Selvagem. Dia Mundial das Anomalias Congênitas. Dia Mundial da Audição.
Católicos celebram Santa Cunegunda, Santa Teresa Eustochio Verzeri, São Marino, Santo Astério,
BRASIL
1963 — Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, estreia em uma tirinha no jornal “Folha de S. Paulo”.
MUNDO
1891 — Futebol: criada a regra do pênalti, utilizada daí em diante.
2005 — Steve Fossett torna-se a primeira pessoa a realizar uma circum-navegação aérea solo ao redor do mundo sem paradas ou reabastecimento.
FOTO DO DIA“PELE CURTA” BARROU ALUÍZIO
Em 1954, depois de ajudar financeiramente o jornal Alto Madeira, para cobrir a folha de pagamento ou na compra de material, o dono de um salão de bilhar localizado ao lado da sede do AM, assumiu o jornal que ele dirigiria pelos próximos 63 anos.
Editado a partir de abril de 1917, no dia 1 de outubro de 2017 um século e cinco meses, a edição final do jornal.
Dois anos e dois meses depois, em 2019, aos 97 anos, o jornalista Euro Tourinho “pegou o trem da meia-noite e embarcou para o Valhalla” (o “céu” viking), lugar para onde vão só os grandes guerreiros.
O Alto Madeira era um jornal da Cadeia Associada, mas quem dava as coordenadas era Hepaminondas Baraúna, dono do Jornal do Comércio (Manaus). Ele sempre vinha a Porto Velho e Euro fizera amizade com ele.
Contou várias vezes ter sabido que o então editor do AM pretendia passar o jornal para o líder “cutuba” Aluízio Ferreira, corrente contrária ao pele-curta Euro Tourinho. Ele soube que Baraúna estava chegando para acertar o negócio.
Como várias vezes antes Euro foi buscar o amigo no aeroporto e no carro propôs a compra, sendo aceita. Num tempo de ânimos exaltados, foi um bom drible no líder “cutuba”, que em 1954 perdeu a eleição, onde pretendia um terceiro mandato de federal.
A manchete de capa (FOTO) não deixou qualquer dúvida. O AM, depois de um século, parou de registrar a História de Rondônia.


Fale conosco