• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de junho de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 10/05/2024 11:30:55 - Atualizado

1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produção da borracha.

1925 – O aparecimento de uma nova gripe forte em Porto Velho, levou a prefeitura a orientar moradores e isolar quem em casa apresentar sintomas da gripe, de origem não identificada.

1981 – Realizado o primeiro júri na Comarca de Vilhena, sob presidência do juiz Paulo Carneiro.

1981 – A coluna “Opinião em 30 linhas” elogia a ação das polícias Civil e Militar, reduzindo o índice de criminalidade”, e cobra a continuação desse trabalho para desestimular criminosos.

1982 - O presidente nacional da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE) Reny Toscano, inaugura a sede própria da Labre/RO, cujo presidente é o veterano radioamador Aldenir Courinos.

1988 – Convocados os rondonienses Gonzaga e Dirceu pela seleção brasileira de voleibol, só com atletas do norte e nordeste, para 8 jogos contra seleções de vários países, o 1º com o Peru, em Porto Velho.

1991 – O excesso de fumaça e poeira são responsáveis pelo aumento do índice de problemas respiratórios que lotam todas unidades de saúde de Porto Velho, conforme a pediatra Graça França.

HOJE É:

Dia Nacional do Campo. Dia Mundial do Lúpus. Dia da Cavalaria. Dia do Guia de Turismo. Dia da Cozinheira. Católicos celebram São João de Ávila, São Jó, Santos Mártires Quarto e Quinto, São Damião de Molokai, Santo Antonino de Florença,

BRASIL:

1884 – Nasce Antonio do Espírito Santo (+ 1913), compositor de “Avante Camaradas”, “Cisne Branco”. 1808 – Criação da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil. 1912 – Nasce Euryclides de Jesus Zerbini (m. 1993), pioneiro na cirurgia cardíaca na América Latina.

MUNDO:

1954 - A banda Bill Haley and His Comets lança “Rock Around The Clock”, a 1ª canção de rock n o topo das paradas. 1962 — Dois cartunistas criam o personagem o Incrível Hulk.

FOTO DO DIA: CANDEIAS SEM PONTE

A 20 Km de Porto Velho, o município de Candeias do Jamari (nomes dos 2 maiores rios de sua hidrografia), é o mais próximo da capital e foi, no início, um ponto de parada dos comboieiros entre Porto Velho e seringais da região.

No local, à margem direita do Rio Candeias, Rondon instalou a 10ª Estação Telegráfica desde Vilhena. Em 1939 o governo de Mato Grosso criou lá uma delegacia de Polícia.

Em 1943 Candeias, e os postos telegráficos até Vilhena, passam a fazer parte do Território do Guaporé. Em 1951 o governador Araújo Lima implantou a Colônia Agrícola do Candeias, de onde toda 5ª feira partia o “caminhão da produção” para abastecer Porto Velho.

Com a abertura da BR-29 (364), Candeias começa a se desenvolver, apesar de ainda ser uma vila constituída, como outras ao longo da BR, de pequenas casas, a maioria com paredes e cobertura em palhas.

Até à construção da ponte sobre o Candeias a passagem, de uma margem para outra era feita numa balsa (FOTO), e o ancoradouro, do lado de Porto Velho era no terreno do comerciante Portela, cuja família mantém o restaurante no mesmo lugar.



Fale conosco