• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024

Ajeb-RO realiza ato preparatório para a Bienal do Livro em São Paulo

A Coordenadoria rondoniense da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, sob a presidência da escritora Izabel Cristina...


noticiastudoaqui.com

Publicada em: 10/09/2024 09:42:22 - Atualizado

Foto: Reprodução

RONDÔNIA: A Coordenadoria rondoniense da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, sob a presidência da escritora Izabel Cristina, autora do ‘Boto Cor de Rosa’, realizou no último sábado, 6, às 17 hs, em Porto Velho, sessão preparatória da delegação que representará Rondônia na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, programado para o período de 12 a 15 de setembro de 2024.

Na ocasião, com a participação de várias escritoras e escritores, jornalistas, apoiadores culturais e convidados especiais, foi discutida uma programação que promete evidenciar e destacar a rica produção literária feminina de Rondônia e da Região Norte do Brasil.

Durante a Bienal, Rondônia se destacará também, pela a abertura da Exposição de Artes Plásticas de Maria Regina Crema, no dia 15. Artista plástico e ilustradora, ela estará com a sua arte no Espaço Cultural Viva Arouche, na Rua Arouche 126, Bairro República, SP Capital,

O evento, realizado no Celeiro Restaurante, no tradicional Bairro Arigolândia, na Capital, apresentou as autoras e suas obras, e debateu sobre o impacto e a importância da literatura amazônica no cenário regional e nacional.

Os convidados puderam ouvir depoimentos das escritoras locais sobre os temas de suas obras, suas inspirações, e as questões que envolvem o meio ambiente além das histórias, e estórias do Norte do Brasil, que formam a nossa cultura.

Na ocasião, escritores convidados como professor acadêmico, pesquisador da Universidade Federal de Rondônia e escritor Flávio de São Pedro Filho, e o escritor e poeta Augusto Branco, este entre os mais influentes nomes da cultura do Brasil buscados no Google, depuseram sobre suas obras, traduzidas em vários idiomas em diversos países.

Representantes de instituições e órgãos públicos, como o promotor do MPF Regional, Dr. Reginaldo Trindade; Desembargadora Vânia Abensur, do Poder Judiciário de Rondônia; Geânia Dias, da Abav; representação da Assembleia Legislativa de Rondônia e o jornalista Osmar Silva, do noticiastudoaqui.com, se fizeram presentes ao ato lítero-cultural, que vem revelando talentos literários femininos, até então desconhecidos, apesar do grande trabalho que realizam em favor da identidade cultural de Rondônia.

A participação de Rondônia na Bienal SP reflete o compromisso de valorizar e promover a diversidade literária regional brasileira, oferecendo uma vitrine para os talentos do estado. O evento ainda contou com a presença de representantes de editoras, críticos literários e outras personalidades da área cultural, refletindo Rondônia como um polo emergente no cenário literário nacional.

Além da fala da fala da presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Renata Dal-Bó, destacando o trabalho e as realizações da Ajeb/Brasil, o evento foi encerrado com declamações dos poetas Augusto Branco e o beradeiro Elizeu Braga. O primeiro interpretou o poema Vida, que o projetou para o mundo através da televisão e do cinema. O segundo, emocionou aos presentes com o poema Mormaço, incluso no seu último livro.

Tudo sob acompanhamento de solos melodiosos de saxofone e piano, executados por primorosos músicos locais. Um coquetel encerrou a sessão cultural.


Fale conosco