Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 22 de abril de 2025
1920 – Com apoio do jornal Alto Madeira, um grupo de cidadãos realiza o I Censo Infantil de Porto Velho.
1940 – Nordestinos vindos para os seringais poderão ser contatados pela administração da ferrovia Madeira-Mamoré que pretende recrutar esses trabalhadores.
1954 – A delegacia da Receita Federal em Manaus elogia o trabalho do chefe da Agências de Renda Oriovaldo Valladares pela ação confira o contrabando no Rio Madeira.
1983 – O governador Jorge Teixeira empossa os primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e o primeiro procurador geral do MP de Contas.
1985 – Os jornais A Tribuna e Alto Madeira lançam edições extras para noticiar a morte do presidente eleito Tancredo Neves, na noite anterior, inclusive com as repercussões locais e nacionais.
1987 – A Polícia Militar, sem a presença do governador Jerônimo Santana, comemorou o seu 10º ano da instituição, com entrega de medalhas e promoções de seus membros como a 2º tenente Angelina Correia, ao posto de 1º tenente.
1987 – Centenas de estudantes, de escolas públicas da capital, promoveram uma passeata cobrando do governo a recontratação de professores em greve.
HOJE É
Dia do descobrimento (oficial) do Brasil. Dia da Comunidade Luso Brasileira. Dia do Planeta Terra. Dia do Arteterapeuta. Dia do Agente de Viagem. Dia da Aviação de Caça.
Católicos celebram Santa Senhorinha, Santa Maria do Egito, São Sotero, São Caio, São Agapito,
BRASIL
1500 – A frota de Pedro Álvares Cabral chega ao litoral da Bahia que assume a terra, depois chamada Brasil, em nome de Portugal. 1821 - D. Pedro é nomeado príncipe regente do Brasil.
MUNDO
1977 — Utilizada pela primeira vez a fibra ótica como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. 2016 - A ONU assina o acordo de Paris, definindo metas para a redução do aquecimento global.
FOTO DO DIA
Para entender a importância dos ministros do Interior Rangel Reis (1975/79) e Mário Andreazza (1979/1985), precisa verificar a situação dos Territórios federais, criados em 1943.
Até à década de 1960, quando JK manda abrir a rodovia Cuiabá/Porto Velho o discurso comum era: “O solo amazônico é inviável para a agricultura”, o que, somado à descontinuidade administrativa constante, prejudicava o desenvolvimento.
Desde Aluízio Ferreira (1946) a 1975 quando assumiu o governador Humberto Guedes, o 26º no cargo, muitos deles nada sabiam do Território”, como ele disse em entrevista em 2004.
Esse quadro muda em 1969 quando o Incra instala seu 1º projeto de colonização, em Ouro Preto do Oeste, chegando milhares de famílias em busca de terra para plantar, a maioria com conhecimento do trato da terra.
Isso, somado à qualidade do solo de Rondônia e à ação de Guedes em parceria com o Incra fixando técnicos do setor agrícola nos novos assentamentos, isso contribuiu muito para que em 1981 Rondônia fosse Estado.
Foto: Técnicos agrícolas lideravam a caminhada dos novos colonos para seus lotes