RONDONOTICIAS segunda-feira, 10 de maio de 2021 - Criado em 11/10/2001

O dia na história - Artigo de autoria do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 28/04/2021 15:02:01 - Atualizado


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque – jlucioac@gmail.com

BOM DIA 28 DE ABRIL!

COMEMORA-SE

Dia da Educação. Dia da Sogra; Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho; Dia Nacional da Caatinga, Dia Internacional da Segurança e da Saúde no Trabalho. Católicos lembram São Luís Maria Montfort, São Pedro Montfort.

FATOS

1865 — Nasce Vital Brazil, cientista brasileiro, descobridor do soro antiofídico. 1908 – Nasce Oskar Schindler, alemão que salvou 1.200 judeus e que, em Israel, recebeu a designação de “Justo entre as nações”. 1910 — O francês Louis Paulhan vence a 1ª Corrida aérea de longa distância entre Londres/ Manchester. 1928 — Fundada a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. 1932 — Anunciada, para uso em seres humanos, uma vacina contra a febre amarela. 1967 — Muhammad Ali recusa-se a lutar na Guerra do Vietnã, e perdeo título de campeão mundial de boxe. 2001 — Aos 60 anos, Dennis Tito (EUA) torna-se o primeiro turista espacial ao partir na nave russa Soyuz TM-32.

FOTO DO DIA

Figura importante da história recente de Rondônia – porque foi o relator do projeto de lei que criou o Estado, Antonio Morimoto era deputado federal da bancada paulista pelo partido Arena e tinha investimentos, com a família, àquela altura, na região de Vilhena. Em entrevista a mim e ao historiador Francisco Matias, Morimoto relatou um fato muito conhecido envolvendo o governador Jorge Teixeira. Na época do encaminhamento do projeto, ele foi procurado por Teixeira que propôs deixasse de lado uma certa reeleição em São Paulo e vir integrar o primeiro grupo de senadores do Estado. Morimoto deu a cada um de nós um cópia autenticada de documento em que Teixeira oficializava o convite, que não manteve ao indicar os três candidatos do seu partido, o PDS, o que surpreendeu até assessores mais diretos do então governador. Na época comentou-se que o mentor do veto teria sido o também pretendente Odacir Soares que acabou eleito para o único mandato de oito anos. Outras citações diziam que o veto fora porque Morimoto era amigo de Humberto Guedes, governador antecessor de Teixeira e por isso fora vetado. Fora da lista – todos indicados por Teixeira foram eleitos – Morimoto passou a apoiar o MDB.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br