• Porto Velho

    quarta-feira 22 de setembro de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram a visitação do Arcanjo Gabriel a Maria com a proposta dela se tornar mãe. Dia de São Félix da Nicósia.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 31/05/2021 09:56:33 - Atualizado


RONDÔNIA

1944 – Pelo decreto-lei federal 6550 o município de Lábrea retorna à posse do Amazonas, deixando de fazer parte do Território Federal do Guaporé que agora fica com três municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antonio do Rio Madeira).

COMEMORA-SE

Dia do Comissário de Bordo; Dia Mundial sem Tabaco e do combate ao fumo.

Católicos lembram a visitação do Arcanjo Gabriel a Maria com a proposta dela se tornar mãe. Dia de São Félix da Nicósia.

FATOS

1491 — nasce Inácio de Loyola, teólogo espanhol fundador da congregação dos jesuítas. 1492 - Reis católicos da Espanha firmam um decreto de expulsão dos judeus de todos os seus reinos. 1859 — Em Londres, o relógio Big Bem começa a marcar as horas. 1970 – Inauguração da Catedral Metropolitana de Brasília; 1970 - Início da Copa do Mundo no México em que o Brasil foi tricampeão. 2005 – Revelado pela revista Vanity Fair: o ex- nº 2 do FBI Mark Felt, era o Deep Throat (Garganta Profunda), fonte anônima do Caso Watergate (renúncia do presidente Richard Nixon). 2009 - O voo 447 da Air France (rota Rio de Janeiro-Paris), caiu no Oceano Atlântico: 228 mortos.

FOTO DO DIA

O município de Humaitá (Amazonas), criado por lei estadual em 1892, estendia-se à cachoeira de Santo Antonio, quando em 1914 Porto Velho foi emancipado, mas ainda assim durante algum tempo a comarca humaitaense abrangia também o novo município então amazonense. Localizada à margem direita do Rio Madeira, o mesmo que banha a capital rondoniense, distante 200 quilômetros através da rodovia BR-319, a cidade de Humaitá é berço de grandes políticos e intelectuais amazonenses, um deles, Álvaro Botelho Maia, foi prefeito de Porto Velho (1922/23) e governador do Amazonas. Todos os anos – exceto 2020 e 2021 devido à covid – Humaitá sedia a Festa da Mangaba (Mangaba (harcornia speciosa), com apresentações folclóricas (foto) para lembrar a fruta, hoje pouco encontrada devido ao crescimento da cidade, e muito apreciada por moradores e visitantes. No período da passagem de Rondônia à condição de Estado (1981), foi tentado que Humaitá fosse incorporado como município ao novo estrado, mas uma campanha influenciada por políticos da região impediu que isso se concretizasse. Um deles, então prefeito humaitaense, reconheceu, em entrevista numa das emissoras de rádio da cidade ter-se arrependido da campanha, reconhecendo que um dos entraves ao desenvolvimento maior da região é a imensa distância da capital amazonense.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br