• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São Josemaria Escrivá y Balaguer; São João e São Paulo, mártires.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 26/06/2021 11:27:59 - Atualizado


RONDÔNIA

1989 – Entra em funcionamento a turbina 1 da hidrelétrica de Samuel, àquela altura ainda no município de Porto Velho, a partir de 1992 município de Candeias de Jamari.

COMEMORA-SE

Dia do Meteorologista, data de fundação da Organização Meteorológica Mundial. Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura

Católicos lembram São Josemaria Escrivá y Balaguer; São João e São Paulo, mártires.

FATOS:

1409 — Grande Cisma do Ocidente; a Igreja Católica tem um duplo cisma com três papas: Pietro Filargi da Candia é coroado Papa Alexandre V após o Concílio de Pisa; Papa Gregório XII em Roma e Papa Bento XII em Avinhão. 1936 — Primeiro voo do Focke-Wulf Fw 61, o 1º helicóptero. 1945 - Assinada a Carta das Nações Unidas por 50 nações aliadas, incluído o Brasil. 1968 — Ocorre a "Passeata dos Cem Mil", contra o Governo do Brasil. 1997 - É lançado o primeiro livro da série Harry Potter. 2000 - Cientistas do consórcio público internacional Projeto Genoma Humano e da empresa americana Celera identificaram a composição de 97% dos genes presentes no DNA humano.

FOTO DO DIA

Em 1960 o presidente JK mandou construir a rodovia Cuiabá a Porto Velho e as empresas contratadas, seguindo a linha telegráfica implantada de 1907 a 1909 pelo Marechal Rondon, se instalaram ao longo do suposto trajeto, com acampamentos diversos, um deles (foto) o de Caritianas, nas proximidades do município de Ariquemes. Apesar do aspecto, digamos, urbanizado, o dia-a-dia daqueles homens, trabalhadores de várias funções, era muito difícil porque a tarefa era a mais dura possível, abrir um espaço pela selva fechada, “voando” no trabalho para que JK pudesse inaugurar a rodovia (hoje BR-364) inda em seu governo, que terminaria nove meses depois do início dos trabalhos. E cumpriram.


Fale conosco