Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO- RO- Responsável pelo bloco Pirarucu do Madeira, que neste carnaval completa 30 anos de existência, a Associação Cultural Pirarucu do Madeira ganhou mais reconhecimento do poder público. Na quarta-feira (8), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, sancionou a Lei nº 3.011, de 8 de fevereiro de 2023, uma iniciativa do vereador Aleks Palitot, que torna a Associação Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município.
Inspirado no bloco Bacalhau do Batata, de Olinda (PE), o nome de batismo do bloco homenageia o maior peixe de água doce do Brasil, o pirarucu. A brincadeira que começou pequena, hoje arrasta uma multidão de foliões com a proposta de resgatar o carnaval tradicional com marchinhas e frevos próprios e tradicionais.
No próximo domingo (12), o bloco que é popular pelos bonecos gigantes e ausência de cordas e abadás, vai desfilar como Patrimônio pela primeira vez com concentração marcada para às 15h, na avenida Pinheiro Machado com Rogério Weber e encerramento na Praça das Três Marias.
Texto: Renata Beccária
Fotos: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)