Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
A taxa média de juros do rotativo do cartão de crédito registrou queda em novembro, atingindo 333,8% ao ano, de acordo com os dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (22). O valor aponta uma redução de 4,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Ainda de acordo com o BC, a taxa de juros do cheque especial se manteve em 323,7% ao ano.
O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando ele não consegue pagar o valor total da fatura do cartão, mas não quer ficar inadimplente. Com isso, ele paga um valor mínimo e o restante é financiado e lançado no mês seguinte, com juros.
Para tentar diminuir o endividamento, o governo criou novas regras para o crédito rotativo. Os consumidores só podem usar essa mobilidade de crédito por 30 dias. Além disso, as instituições financeiras são obrigadas a transferir a dívida para o crédito parcelado, que possui taxas menores.
No entanto, a taxa de crédito parcelado subiu para 168,5% ao ano, em novembro.
Inadimplência
A inadimplência, atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas ficou em 5,4%, uma redução de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior. Já no caso das pessoas jurídicas, a queda foi 0,1%, marcando uma taxa de 5,1%.
Juros Bancários
No crédito direcionado (empréstimos destinados aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) os juros para as pessoas físicas teve queda de 0,5 ponto percentual, indo para 8% ao ano. A taxa cobrada das empresas também caiu 0,3 ponto percentual, registrando 11,4 % ao ano.
O saldo total das operações de crédito concedido pelos bancos ficou em R$ 3,063 trilhões, com aumento de 0,4%, no mês. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o volume correspondeu a 47%, com aumento de 0,1 ponto percentual em relação a outubro.