Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Paulo Guedes voltou a defender a modernização no Mercosul e sugeriu que os países incomodados com o processo deixem o bloco. O ministro da Economia é favorável à redução da Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%. No entanto, a proposta enfrenta resistência por parte da Argentina.
Em meio à polêmica, Guedes afirmou durante evento promovido pela International Chamber of Commerce nesta segunda-feira (27), que o Brasil não aceitará o Mercosul como “ferramenta de ideologia”.
“O Mercosul vai se modernizar e quem estiver incomodado que se retire. […] A nossa posição é de avançar. Nós não vamos sair do Mercosul, mas nós não aceitaremos o Mercosul como ferramenta de ideologia. O Mercosul tem uma proposta muito clara: ele tem que nos permitir, ele é uma plataforma de integração na economia global. Se ele não entregar esse serviço, nós vamos modernizar e os incomodados que se retirem. Um dia a Argentina falou isso para os outros: ‘olha o Mercosul é como é e quem não quiser que se retire’. Vamos devolver isso para a Argentina.”