• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Inflação é a principal causa para queda da renda dos 40% mais pobres, diz boletim

À CNN Rádio, o coordenador do Observatório das Metrópoles, Marcelo Gomes Ribeiro, explicou estudo que apontou queda de 30% dos rendimentos dos mais pobres


Amanda Garcia

Publicada em: 20/06/2022 10:23:10 - Atualizado

BRASIL: A nova edição do Boletim Desigualdade nas Metrópoles apontou que a recuperação da renda da população mais pobre perdeu força nas grandes cidades brasileiras no início de 2022.

Depois de cinco trimestres de alta, a média da renda do trabalho dos 40% mais pobres caiu, atingindo o valor de R$240,79 per capita.

O coordenador do Observatório, Marcelo Gomes Ribeiro, explicou o histórico do levantamento em entrevista à CNN Rádio. “Quando começou a pandemia, os mais pobres foram os que mais sentiram, numa perda em torno de 30%. No último trimestre de 2020, houve um lento processo de recuperação dos mais pobres.”

No entanto, a retomada, segundo ele, não foi suficiente para voltar ao patamar de antes da pandemia: “Neste primeiro trimestre, foi essa tendência a que estávamos assistindo que se reverteu, o rendimento caiu.”

“Essa queda tem a ver com a inflação, que foi o principal agravante para redução da renda média dos 40% mais pobres”, completou.


Fale conosco