Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
O Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (5) em alta de 0,55%, aos 106.471,92 pontos, renovando as máximas em quase dois meses. O principal índice da bolsa foi impulsionado por ações ligadas a commodities, em especial a Vale a Petrobras, que operaram em alta com um otimismo sobre as perspectivas de demanda na China e nos Estados Unidos.
O índice também descolou das bolsas do exterior, que recuaram após os dados sobre a economia norte-americana. A taxa de desemprego caiu para 3,5%, e foram gerados 528 mil postos de trabalho, mais que o dobro do projetado. Analistas temem que a aparente melhora no mercado de trabalho americano pressione o Fed (BC dos EUA) a adotar uma política mais agressiva contra inflação.
Já o dólar fechou em queda de 1,03%, cotado a R$ 5,168, revertendo a alta na manhã, enquanto o mercado brasileiro foi beneficiado por um fluxo favorável de investimentos.
Na semana, o real e o Ibovespa foram beneficiados pela sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom) de que o ciclo de alta de juros no Brasil pode ter terminado em agosto, mas deixando em aberto uma possível elevação em setembro dependendo da conjuntura. Com a taxa Selic seguindo as projeções do mercado, as areações entre investidores foram positivas.
No acumulado dos últimos cinco dias, a moeda norte-americana caiu 0,07%.