Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
BRASIL- O número médio de contas que o brasileiro tem em diferentes instituições financeiras saltou de duas para cinco em 10 anos, segundo o Banco Central. A facilidade para abertura e avanço da tecnologia são apontados como os principais motivos pelos especialistas.
Outra razão, seria a isenção de tarifas, já que as empresas que operam fora do sistema financeiro tradicional, as chamadas fintechs, mudaram o mercado ao acabar com as taxas de manutenção e forçaram grandes bancos a fazer o mesmo.
Bruno Coelho é auxiliar administrativo e tem cinco contas bancárias. Segundo ele, cada uma tem uma função, como pagar contas e investimentos.
Contudo, o assessor de investimentos financeiros Márcio Carneiro alerta que, com tanta facilidade, é preciso ter cuidado, principalmente, na oferta de crédito fácil e juros altos: "muitos bancos não fazem a análise de score, de planejamento financeiro, então, se você, por exemplo, tem de 70 a 80% da tua receita comprometida com empréstimo e um outro banco não faz essa análise, ele vai continuar te emprestando porque ele quer é saber de ganhar os juros dele"
A tecnologia também facilitou o crescimento do número de investidores no país. Na bolsa de valores, eles passaram de meio milhão, em 2016, para 5 milhões agora.