• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Euma Tourinho busca servir a dois senhores na corrida eleitoral de Porto Velho

Enquanto isso, o beiradeiro Célio Lopes, candidato do PDT, vem comendo pelas beiradas e conquistando conterrâneos e tendo bastante influência dos eleitores menos favorecidos...


Redação

Publicada em: 24/09/2024 08:41:50 - Atualizado

Imagem montagem Nilton Salina

PORTO VELHO - RO - Na disputa pela prefeitura de Porto Velho, Euma Tourinho, candidata pelo MDB, adota uma estratégia de tentar agradar dois grupos opostos, servindo a "dois senhores" em sua busca por votos, avaliam analistas políticos. 

Com o apoio e orientação do senador Confúcio Moura (MDB-RO), seu principal padrinho político e fiel escudeiro de Lula, Euma procura equilibrar sua campanha entre a base bolsonarista e os simpatizantes do governo petista.

Confúcio, que anda bastante desgastado em Rondônia, tem uma relação próxima com o presidente Lula, vem orientando Euma em sua campanha, ajudando-a a aproximar-se tanto dos eleitores de direita quanto dos de esquerda. 

Embora a candidata busque se alinhar com valores conservadores para atrair o eleitorado bolsonarista, ela também não hesita em se associar a figuras do governo petista e sofre desgaste dos dois lados. Recentemente, uma foto sua ao lado do ministro do STF, Alexandre de Moraes, provocou polêmica em Rondônia, estado majoritariamente bolsonarista, podendo afastar parte dos eleitores mais conservadores.

Por outro lado, apesar de ter se comprometido em manter uma campanha limpa durante um evento da OAB, Euma não tem evitado críticas pessoais. Em um dos momentos mais polêmicos da corrida eleitoral, chamou sua adversária Mariana Carvalho-UB de "Patricinha", um ataque que Mariana optou por não responder.

Para especialistas, Euma enfrenta desafios ao tentar transitar por diferentes faixas eleitorais. Embora seu padrinho político, Confúcio Moura, tenha grande influência, sua origem vinda na elite  rondoniense e sua dificuldade em se conectar com as camadas populares sendo um obstáculo na conquista dos eleitores mais humildes, um público essencial para qualquer candidatura na capital de Rondônia.

Enquanto isso, o beiradeiro Célio Lopes, candidato do PDT, vem comendo pelas beiradas e conquistando conterrâneos e tendo bastante influência dos eleitores menos favorecidos.

Lopes cresceu na última pesquisa e desponta como sério candidato para ombrear com Mariana no segundo turno.


Fale conosco