Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - O cenário eleitoral de Porto Velho está marcado por uma ausência notável: o senador Confúcio Moura, uma das principais figuras do MDB em Rondônia, mantém-se à margem da campanha da candidata de seu partido, revelam estudiosos da política de Rondônia.
Com sua imagem desgastada devido ao apoio incondicional ao governo Lula, em um estado francamente Bolsonarista, Moura tem evitado mergulhar de corpo e alma no pleito municipal. A estratégia é clara: evitar o corpo a corpo com eleitores que poderiam gerar vaias e aumentar ainda mais o desgaste político já existente.
No entanto, o afastamento de Confúcio não é isolado. Outros caciques do MDB, como os ex-senadores Valdir Raupp e Amir Lando, e a ex-deputada Marinha Raupp, também se mantêm longe dos holofotes e das mobilizações da campanha. Além deles, a chamada "velha guarda" do MDB em Rondônia demonstra um distanciamento estratégico da corrida eleitoral de Porto Velho, sem qualquer explicação.
A ausência dessas figuras, que historicamente desempenham papéis importantes nas campanhas, é sentida e sinaliza uma preocupação com o impacto negativo que a proximidade com a campanha municipal poderia causar para suas próprias trajetórias políticas, em virtude de estarem distantes da cena política estadual, em um momento delicado para o partido no estado.
Moura tem dito a amigos que tem consciência do desgaste que sofre, mas fez a opção de apoiar Lula incondicionalmente e não há mais como voltar atrás.