• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 18 de outubro de 2026

Justiça Eleitoral muda locais de votação de 4.352 seções para o 2º turno

Alterações atingem 0,87% das seções do país e foram motivadas por reformas, problemas de infraestrutura e riscos climáticos


R7

Publicada em: 18/10/2026 10:52:50 - Atualizado

BRASIL: A Justiça Eleitoral alterou os locais de votação de ao menos 4.352 seções eleitorais em todo o país para o segundo turno das eleições de 2026, marcado para 25 de outubro. O número corresponde a 0,87% das 499.248 seções instaladas no Brasil, segundo dados atualizados até sexta-feira (16).

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as mudanças foram motivadas por fatores como reformas em prédios públicos, problemas estruturais e danos provocados por chuvas fortes.

Para evitar transtornos no dia da votação, a orientação é que os eleitores consultem previamente o endereço atualizado de suas seções pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral.

O eleitor pode verificar se houve mudança no endereço de sua seção pelo aplicativo e-Título ou pela opção de Autoatendimento Eleitoral no portal do TSE. As alterações feitas pelos cartórios eleitorais são atualizadas nesses canais oficiais.

Estados com mais mudanças

O TSE informou que São Paulo concentra o maior número de alterações, com 982 seções eleitorais transferidas. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 514; Rio de Janeiro, com 431; e Bahia, com 312.

O tribunal citou como exemplo um local de votação em Confresa, no interior de Mato Grosso. Após fortes chuvas e ventos registrados nos dias 9 e 10 de outubro, uma escola municipal que funcionaria como local de votação sofreu danos na cobertura, infiltrações e problemas nos forros.

Um laudo de engenharia emitido em 11 de outubro recomendou a interdição preventiva do imóvel. Com isso, as seções eleitorais que funcionariam no prédio foram transferidas para um endereço vizinho.

TSE monitora riscos climáticos

A preocupação com os efeitos de eventos climáticos sobre a organização das eleições levou o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, a instituir a Sala Nacional de Situação Climática para as eleições deste ano.

Segundo o TSE, a estrutura acompanha diariamente as condições meteorológicas e possíveis ocorrências que possam comprometer locais de votação ou rotas de transporte.

O trabalho envolve órgãos como o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), além da Defesa Civil e das Forças Armadas.


Fale conosco