Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
RONDÔNIA - A Procuradoria Geral do Estado de Rondônia publicou o regulamento do novo concurso PGE RO para procuradores. O documento, disponibilizado no Diário Oficial, confirma que a oferta será de cinco vagas imediatas para carreira mais formação de cadastro de reserva.
Os requisitos do cargo são: Bacharelado em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e experiência profissional mínima de dois anos em atividade jurídica. Haverá reserva de 10% das oportunidades para pessoas com deficiência.
Conforme a Lei, o subsídio mensal dos procuradores é de R$11.724,12, podendo chegar a R$24.117,62 na classe especial. O regulamento do concurso também traz detalhes sobre a estrutura de provas.
Os candidatos serão submetidos as seguintes etapas:
As provas objetivas, por exemplo, serão compostas por 100 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Já a prova discursiva será composta de questões formuladas sobre as mesmas disciplinas da objetiva e será realizada em duas etapas: uma teórica e outra prática.
A entrevista e o exame psicotécnico terão o objetivo de verificar a aptidão psicológica do candidato para o exercício das funções de procurador, identificando características que ponham em risco a integridade da instituição ou do exercício do cargo.
Por sua vez, a prova oral será composta de questões sobre as mesmas matérias da avaliação objetiva, com respostas orais, devendo ser gravada em meios audiovisuais.
Enquanto a apresentação de títulos do concurso PGE RO será para avaliar, de forma específica, a experiência acadêmica e profissional prévia do concorrente.
Junto com o regulamento, a Procuradoria Geral do Estado de Rondônia formou a comissão organizadora do concurso PGE RO. O grupo será responsável pelos preparativos da seleção, como a escolha da banca responsável por aplicar as etapas.
Os membros titulares e suplentes da comissão do concurso são:
Membros Titulares
Membros Suplentes
O próximo concurso para procuradores de Rondônia foi autorizado pelo governo do Estado, em janeiro. Durante a posse como novo procurador-geral, Maxwel Mota de Andrade já tinha adiantado o aval do governo para o edital.
“O governador já autorizou um novo concurso para fortificar a Procuradoria Geral de Rondônia”.
Questionada sobre um prazo para abertura do concurso, a Assessoria de Comunicação da PGE não precisou uma data. O setor informou que a banca organizadora ainda não foi contratada.