Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
Nesta sexta-feira (15), a jornalista Andréia Saidi, apresentadora do Estúdio I, na Globonews, acabou viralizando nas redes sociais, após se desestabilizar ao vivo. Tudo começou quando o advogado Hery Kattwinkel, responsável pela defesa do réu Thiago de Assis Mathar, se confundiu a fazer uma citação em julgamento do STF.
Ou seja, na ocasião, o advogado responsável pela defesa do segundo réu acusado pelos atos golpistas e antidemocráticos de 8 de Janeiro, Thiago de Assis Mathar, de 43 anos, confundiu ‘O Príncipe’ com ‘O Pequeno Príncipe’. No entanto, a jornalista acabou viralizando nas redes sociais, após se desestabilizar ao vivo com a fala.
O advogado acabou citando uma passagem do livro “O Príncipe”, publicado em 1532, do filósofo italiano Nicolau Maquiavel, mas atribuiu à obra “O Pequeno Príncipe”, publicada em 1943, do francês Antoine de Saint-Exupéry. “Parece que estão sendo usados (os réus). Como disse O Pequeno Príncipe: ‘Os fins justificam os meios’ e podemos passar por cima de todos”, afirmou, ele atribuiu a fala ao escritor italiano.
Veja o vídeo:
Além do vídeo virar meme nas redes sociais, alguns internautas comentaram a reação da âncora Andréia Saidi. “Queria ver a cara dela se iria segurar na hora do Afonso Pilatos; Difícil segurar a risada ali com Octavio Guedes bem na frente”; “A Andréia Sadi esqueceu do Afonso Pilatos. Até agora está tentando saber quem é este ???”; “O pior é que a Frase não consta no “Príncipe” de Maquiavel… Muito menos no “O Pequeno Príncipe”” e “Vou usar essa técnica da Sadi para quando também ouvir tolices e precisar ficar séria”, foram alguns dos comentários.
O advogado Hery Kattwinkel, defensor do bolsonarista Thiago Mathar, foi candidato a deputado estadual em São Paulo nas eleições de 2022 pelo Solidariedade. Ele está como suplente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Porém, após a reação de Andréia Sadi, em seguida, o ministro e relator Alexandre de Moraes, criticou a manifestação do advogado.
“É patético e medíocre que um advogado suba à tribuna do Supremo Tribunal Federal com um discurso de ódio para postar nas redes sociais, que veio aqui agredir o Supremo”, comentou Alexandre de Moraes. Logo em seguida, ele lamenta: “Confundiu o Príncipe de Maquiavel com o Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, que são obras que não têm nada a ver. Quem não leu nem um, nem outro, vai no Google e às vezes dá algum problema. É o problema do mundo das redes sociais”.