Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
Autodenominada “A TV mais feliz do Brasil”, os dias não são de completa alegria nos bastidores do SBT. A emissora vive uma profunda crise de audiência, que se aprofunda ano após anos e não dá indícios de que será superada. Novos dados apontam que o canal de Silvio Santos perdeu grande parte do seu público nos últimos 20 anos.
De acordo com números divulgados pelo jornalista José Armando Vannucci, do “Canal do Vannucci”, de 2001 a 2023, o SBT perdeu seis a cada 10 telespectadores. Numa conta mais geral, 65% do público que costumava assistir a emissora de Silvio Santos no começo do século, quando viveu seu auge, abandonou o canal no decorrer dos anos.
O SBT fechou o ano de 2001 anotando 10.9 pontos e era vice-líder absoluta na audiência. Programas como Domingo Legal, Show do Milhão, Cine Espetacular e A Praça é Nossa eram os grandes sucessos e, frequentemente, incomodavam a TV Globo, sua principal concorrente então. Esse dado representava 25,7% de share. Ou seja: um quarto dos brasileiros sintonizavam o canal.
A situação em 2023 é muito diferente. Entre janeiro e setembro, a emissora de SIlvio Santos marcou média de 3.9 pontos, alcançando apenas 9,0% do público. É uma queda na audiência de 65%, que coloca o SBT, muitas vezes, para brigar com a Band pelo quarto lugar no ranking do ibope. Durante boa parte da semana, é a Record Tv quem ocupa a vice-liderança.
Entre os primeiros anos do século 21, o SBT conseguiu manter a relevância diante o público. Em 2002, o canal fechou com 10.2 de média. No ano seguinte, já marcava 8.8 pontos e 20,3% de share. Em 2015, porém, a emissora conseguiu inverter sua trajetória de queda e ampliou sua audiência por cinco anos seguidos. Novelas como “Cúmplices de um Resgate” e “As Aventuras de Poliana” ajudaram.