• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Marília Mendonça ganha Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja de 2023

O disco póstumo reúne faixas como o hit “Leão” e regravações icônicas da música sertaneja.


G1

Publicada em: 16/11/2023 16:21:27 - Atualizado


BRASIL - A cantora Marília Mendonça ganhou o prêmio Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja pelo trabalho "Decretos Reais" . O disco póstumo reúne faixas como o hit “Leão”, que em janeiro deste ano se tornou a primeira canção em língua portuguesa da história a atingir 1,9 milhões de reproduções em apenas um dia.

    A premiação, considerada uma das mais importantes da música mundial, acontece nesta quinta-feira (16), em Sevilha, na Espanha. Na categoria vencida por Marília também concorriam:

    • Chitãozinho & Xororó, com o álbum "Ao Vivo no Radio City Music Hall Nova Iorque";
    • Danilo com o álbum "Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel";
    • Jorge & Mateus com o álbum "É Simples Assim";
    • Lauana Prado, com o álbum "Raiz";


    Marília morreu no dia 5 de novembro de 2021, vítima de um acidente aéreo. Pelas redes sociais, a equipe da cantora e diversos fãs celebraram a conquista.

    "Isso é legado. Nossa rainha venceu o Grammy Latino", disse a equipe da cantora pelo X (antigo Twitter).
    "Marília, você conseguiu e continuará conseguindo. Estamos aqui para sempre te lembrar, te amar e exaltar a ARTISTA que você era", declarou uma internauta.


    Recordes

    Diariamente presente nos fones de ouvido dos brasileiros, Marília foi a segunda artista mais ouvida do país em 2021. No ano seguinte, ficou 28 semanas no 1º lugar do Spotify nacional, sendo 17 semanas consecutivas. Atualmente, a cantora permanece dentro da playlist "Top 50 Brasil", que mostra as 50 músicas mais tocadas no país.

    Em janeiro deste ano, a música Leão se tornou a primeira canção em língua portuguesa da história a atingir 1,9 milhões de reproduções em apenas um dia. A canção foi lançada originalmente em dezembro de 2020, em parceria com o rapper Xamã. Mas durante a pandemia, Marília deu uma nova roupagem à música, que acabou sendo lançada postumamente, no projeto Decretos Reais.

    Em maio de 2023, Marília novamente mostrou a força e relevância de sua música, se tornando a primeira brasileira a alcançar 10 bilhões de reproduções no Spotify, segundo o Chart Data. Atualmente, a cantora registra mais de 12,5 milhões de ouvintes mensais no streaming.

    A história da cantora também vai ficar eternizada em um filme. A sequência 'Marília Mendonça O Filme' será feita pela Prime Vídeo. A informação foi confirmada pela mãe da artista, Dona Ruth, em setembro deste ano.

    Morte precoce

    Marília morreu no dia 5 de novembro de 2021, vítima de um acidente aéreo. A aeronave decolou em Goiânia por volta de 13h, com destino ao Aeroporto Regional de Ubaporanga, conhecido como aeroporto de Caratinga. Além do piloto e copiloto, estavam no avião o tio de Marília, Abicelí Silveira, de 43 anos, e o produtor Henrique Bahia, de 32 anos.

    Após mais de duas horas de voo, os procedimentos de pouso foram iniciados. Durante a aproximação da pista, o avião colidiu com um cabo de torre de distribuição de energia e caiu no Vale do Rio Doce, a 4 quilômetros da pista de pouso, em Piedade de Caratinga, cidade vizinha a Caratinga.

    O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado por volta de 15h30. O avião caiu sobre um rio, em uma região de cachoeiras, o que dificultou o acesso da equipe de resgate à aeronave. A notícia de que o avião em que Marília Mendonça estava havia caído deixou o país angustiado.

    Cerca de uma hora após o acionamento dos bombeiros, a assessoria da cantora divulgou a informação de que todos haviam sido resgatados e estavam bem. A notícia aliviou momentaneamente a angústia nacional. Os bombeiros, no entanto, não confirmaram a informação.

    As imagens do resgate passaram então a ser transmitidas ao vivo em rede nacional. Primeiramente, dois corpos foram retirados e confirmadas as mortes. No terceiro resgate, mesmo com o esforço dos militares para não expor as vítimas, uma parte daquela estampa quadriculada ficou à mostra. Em seguida, às 17h15, veio a confirmação oficial de que o terceiro corpo era o de Marília Mendonça.


    Fale conosco