Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
Gabriela Pugliesi está dando o que falar após compartilhar um insight materno com seus mais de cinco milhões de seguidores no Instagram. Na ocasião, a influenciadora contou que sempre evita que seu bebê durma com a barriga voltada para cima com medo de possíveis engasgos em sua ausência, e que por isso, opta por deixá-lo dormindo de lado sempre que pode.
“Eu não sou pediatra, sou apenas uma mãe. Eu não deixo meu nenenzinho dormindo de barriga pra cima porque eu morro de medo de engasgo com o próprio vômito. E se ele está de lado, ele não engasga. Se ele está pra cima, o vômito vai e volta. Então eu me sinto muito mais segura de colocar ele de ladinho”, disse Pugliesi pelo stories do Instagram.
No entanto, de acordo com a Drª Raquel Matos, médica especialista em pediatria, a posição sugerida por Gabriela Pugliesi como a mais segura, na verdade, pode aumentar em 70% as chances de uma morte súbita. “É por isso que temos que ter muito cuidado com as informações que a gente vê por aí. Ela não é pediatra, e pelo jeito também não tem uma boa orientação de um pediatra, senão ela não iria falar uma coisa dessas para seus quase seis milhões seguidores”, iniciou a profissional.
“Todas as sociedades pediátricas do mundo recomendam que o bebê durma de barriga pra cima, sem panos, sem nada solto como ela mostra no vídeo dela. Se o bebê está de barriga pra cima e ele regurgitar, ele ativa o reflexo de tosse, que chama a atenção dos pais e esse é o motivo que a recomendação que os pais durmam com o bebê até os seis primeiros meses”, complementou.
“Além disso, o bebê lateraliza a cabeça no caso de algum líquido voltando em sua via aérea. Se você colocar um bebê de lado, é muito maior as chances de sufocamento e bronco aspiração, aumentando as chances em 70% de ter uma morte súbita, de acordo com a academia americana de pediatria. Gabriela, pra mim, como pediatra, não faz sentido”, alertou a pediatra.