• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Família de Faustão rebate boatos e explica prioridade em fila de transplante de órgãos em São Paulo

Seis meses após transplante de coração, apresentador recebeu um novo rim em cirurgia realizada em São Paulo


terra

Publicada em: 01/03/2024 16:01:18 - Atualizado

A família de Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, rebateu as críticas de que o apresentador teria 'furado a fila de transplantes'. Em publicação na página Faustão do Meu Coração, eles explicam como funciona a fila de transplante e porque o comunicador tinha prioridade na fila de transplante de rim.

A página mostra uma portaria do governo de São Paulo. A resolução SS 6, de 8 de fevereiro de 2019, estabelece que pacientes previamente receptores de transplante de um órgão sólido [o caso do apresentador],caso desenvolvam falência de outro órgão, terão prioridade na lista de transplante.

Em outro vídeo publicado na rede social, uma médica explica os critérios definidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para determinar prioridade na fila de espera.

Novo rim
Faustão realizou um transplante de rim na segunda-feira, 26, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, cerca de seis meses após receber um novo coração. A cirurgia foi realizada em decorrência do agravamento "de uma doença renal crônica". O apresentador já recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e segue em recuperação no quarto.

O comunicador era o 13º na lista para o procedimento, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Segundo nota enviada ao jornal Folha de S. Paulo, ele foi incluído na fila de transplante renal no dia 6 de fevereiro e cumpria os requisitos de prioridade para a cirurgia.

Transplante de coração

Em 27 de agosto do ano passado, Faustão recebeu um novo coração, após ficar 21 dias internado. Ele entrou como prioridade na fila de transplante por causa da gravidade do seu caso. Na época, especulou-se que o comunicador 'furou fila'. No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo explicou que o quadro do apresentador era prioritário.


Fale conosco