Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
Alexandre Kapiche, apresentador do RJ 1 na Inter TV, emissora afiliada da TV Globo no interior do Rio de Janeiro, foi demitido de seus cargos nesta sexta-feira (26) após acusações de assédio dentro da emissora. Hoje se acrescenta à informação divulgada pelo colunista Vyni Soares, uma Carta Aberta escrita por quatro das mulheres assediadas pelo jornalista.
As autoras da carta expõem os padrões de abuso de Kapiche e afirmam que o apresentador humilhou e constrangeu inúmeras colegas de profissão que optaram por deixar a emissora. Segundo o Portal Rlagos Notícias, os abusos foram completamente ignorados depois da chegada da nova direção da Inter TV, Rolf Danzinger.
Na Carta Aberta, as vítimas chamam atenção para a grande quantidade de mulheres que trabalharam na redação da emissora e a alta taxa de pedidos de desligamento que, em comum, terão “Assédio sexual, moral ou velado por Alexandre Kapiche” e entre outras específicações passíveis de denúncia por parte do apresentador.
Kapiche teria dado “Beijos molhados, esbarrando com suas mãos em partes íntimas e sempre buscava abraçar ou encostar em colegas de trabalho, essas quando reagiam negativamente a suas investidas, eram maltratadas e tinham sua capacidade profissional diminuída por Kapiche, sempre com apoio de Rolf” apontam as autoras.
Em posse do vídeo que causou o desligamento de Kapiche da afiliada da Globo, registrado por uma de suas últimas vítimas de assédio, a Carta alerta: “Caso Alexandre Kapiche desminta uma só vírgula desse texto, o vídeo com seus abusos […] será enviado para a imprensa, o que ainda nçao foi, por total respeito a vítima”.