• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Morre Donald Sutherland, o Snow de “Jogos Vorazes”, aos 88 anos nos Estados Unidos

Informação foi confirmada pelo filho do ator nesta quinta-feira (20)


cnn

Publicada em: 20/06/2024 16:28:08 - Atualizado

Morreu nesta quinta-feira (20) o ator Donald Sutherland, conhecido por interpretar o personagem presidente Snow nos quatro primeiros filmes da franquia “Jogos Vorazes”. Ele tinha 88 anos e deixa a mulher, a atriz Francine Racette, e cinco filhos: Kiefer (que confirmou a morte), Rossif, Rachel, Angus e Roeg Sutherland.

Kiefer Sutherland lamentou a morte do pai e publicou no X (antigo Twitter) uma declaração sobre a carreira dele. Kiefer também é ator e ficou conhecido por atuar na série “24 Horas”.

“Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixou intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida.”

Sutherland morreu em Miami, nos Estados Unidos, depois de enfrentar “uma longa doença”, segundo um comunicado da Creative Artists Agency (CAA), obtido pela CNN Internacional.

Não foram divulgadas outras informações sobre os problemas de saúde pelos quais o artista passou.

Quem foi Donald Sutherland

Donald Sutherland interpretou o presidente Coriolanus Snow nos quatro filmes iniciais da saga “Jogos Vorazes”. A saga lançou recentemente um novo longa-metragem, sem a presença do ator, mas que conta a história de seu personagem na juventude.

O ator também é lembrado por seus papéis em “Orgulho e Preconceito” (2005), “Bastidores da Guerra” (2002), “Invasores de Corpos” (1978), “M.A.S.H.” (1970), “Cowboys do Espaço” (2000), “Cidadão X” (1995) e “Os Doze Condenados” (1965).

Ele chegou a ser reconhecido e ganhar prêmios por sua carreira no cinema. Recebeu um Emmy de Melhor Ator Coadjuvante pelo trabalho em “Cidadão X”, e dois Globos de Ouro pela mesma obra e também por “Bastidores de uma Guerra”.

O artista ainda recebeu um Oscar honorário em 2017, estatueta entregue anualmente para homenagear trajetórias no cinema.


Fale conosco