• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 20 de abril de 2025

Audiências da CNN e MSNBC despencam após reeleição de Trump: "Mentiram muito"

Fontes do mercado apontam que a audiência das emissoras de TV caíram pela metade desde a eleição de Donald Trump


metropoles

Publicada em: 17/12/2024 11:43:53 - Atualizado


A reeleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos provocou um impacto significativo na audiência de grandes redes de televisão do país, como a CNN e a MSNBC. Ambas as emissoras, que há anos enfrentam desafios para manter o público, registraram quedas acentuadas em seus alcances logo após o anúncio do resultado das eleições, conforme dados da Nielsen.

Resultados podem ser reflexos de anos de notícias consideradas falsas pelos telespectadores. Ambos os canais divulgavam pesquisas que davam Kamala Harris liderando a corrida eleitoral, o que se mostrou uma grande mentira após o resultado das eleições. 

Segundo analistas o público se cansou das mentiras e decidiu boicotar emissoras parciais nos EUA.

No caso da MSNBC, a audiência despencou 54% no dia seguinte à vitória de Trump, com uma perda ainda mais expressiva durante o horário nobre (das 20h às 23h), considerado crucial para os anunciantes. Já a CNN teve uma redução de 46% no mesmo período, agravando o cenário de declínio.

Embora o resultado eleitoral dos EUA tenha acelerado a queda na audiência, o cenário já era preocupante nos anos anteriores. Na semana seguinte à confirmação da vitória de Trump, a CNN registrou menos da metade da audiência da Fox News, ampliando um declínio que vem se desenhando desde 2016. Desse ano para cá, o canal perdeu cerca de 8,2 milhões de espectadores, o que equivale a uma queda de mais de 60%.

Mudança de comportamento

O fenômeno é reflexo de mudanças no comportamento da audiência, que parece ter migrado para outras fontes de informação e entretenimento. O impacto foi tão significativo que, em alguns momentos, os índices de audiência da CNN e da MSNBC ficaram atrás de canais como Food Network, dedicado à culinária, e Bravo, especializado em reality shows.


Fale conosco