• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 2 de janeiro de 2025

Concorrente da Globo, Governo Lula muda classificação indicativa da série Chaves no SBT

Séries clássicas mexicanas têm restrições atualizadas por conter cenas impróprias para crianças


ig

Publicada em: 28/12/2024 12:29:53 - Atualizado


Nova classificação indicativa

O Ministério da Justiça do Governo Lula redefiniu a classificação indicativa das séries mexicanas "Chaves" e "Chapolin", atualmente exibidas pelo SBT em horário nobre. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (27/12) no Diário Oficial da União.

O seriado tem grandes índices de audiência no SBT e se tornou um concorrente direto com a Globo no horário nobre.

"Chaves" agora é recomendado para maiores de 10 anos devido a "drogas lícitas e violência fantasiosa", enquanto "Chapolin" recebeu a classificação para maiores de 12 anos, por conter "drogas lícitas e violência".

Por conta dessas mudanças, o órgão recomenda que "Chapolin" seja transmitido somente após as 20h na TV aberta. No entanto, a série já é exibida às 22h, enquanto "Chaves" continua em sua faixa de 20h45, uma das principais audiências do SBT.

Histórico das séries
Criadas por Roberto Gómez Bolaños em 1972 e 1973, "Chaves" e "Chapolin" marcaram gerações com humor e narrativas fantasiosas. Apesar de serem classificadas como programas infantis, ambas as séries trazem conteúdos que incluem elementos de violência cômica e representações de consumo de substâncias lícitas, o que motivou a atualização de sua classificação.


Fale conosco