Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 2 de janeiro de 2025
Nova classificação indicativa
O Ministério da Justiça do Governo Lula redefiniu a classificação indicativa das séries mexicanas "Chaves" e "Chapolin", atualmente exibidas pelo SBT em horário nobre. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (27/12) no Diário Oficial da União.
O seriado tem grandes índices de audiência no SBT e se tornou um concorrente direto com a Globo no horário nobre.
"Chaves" agora é recomendado para maiores de 10 anos devido a "drogas lícitas e violência fantasiosa", enquanto "Chapolin" recebeu a classificação para maiores de 12 anos, por conter "drogas lícitas e violência".
Por conta dessas mudanças, o órgão recomenda que "Chapolin" seja transmitido somente após as 20h na TV aberta. No entanto, a série já é exibida às 22h, enquanto "Chaves" continua em sua faixa de 20h45, uma das principais audiências do SBT.
Histórico das séries
Criadas por Roberto Gómez Bolaños em 1972 e 1973, "Chaves" e "Chapolin" marcaram gerações com humor e narrativas fantasiosas. Apesar de serem classificadas como programas infantis, ambas as séries trazem conteúdos que incluem elementos de violência cômica e representações de consumo de substâncias lícitas, o que motivou a atualização de sua classificação.