Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 15 de fevereiro de 2025
Cacá Diegues, conhecido pelas obras Bye Bye Brasil e Deus é Brasileiro, morreu aos 84 anos, na madrugada desta sexta-feira (14). O diretor era um dos fundadores do Cinema Novo e comandou mais de 24 filmes ao longo da carreira.
João Henrique Caldas, prefeito de Maceió, confirmou a morte do cineasta, que ocorreu após complicações de uma cirurgia. "Maceió se despede de um de seus maiores filhos. Cacá Diegues, mestre do Cinema Novo e gênio por trás de clássicos como "Deus é Brasileiro", nos deixou hoje, aos 84 anos. Seu legado segue eterno na tela e na história do cinema", declarou.
Nascido em Maceió em 1940, Carlos Diegues se mudou para o Rio de Janeiro aos 6 anos e viveu na cidade durante a infância e a adolescência. Enquanto era estudante de Direito, o artista comandou o jornal O Metropolitano, que se tornaria um dos núcleos de fundação do Cinema Novo, gênero criado por ele e diretores como Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Miguel Borges e Marcos Farias.
Cinco Vezes Favela , de 1961 , é lançado sob co-direção de diversos cineastas: Diegues, Andrade, Hirszman, Borges e Farias. Considerada uma das primeiras obras do movimento cinematográfico, o longa-metragem é dividido em 5 episódios: no terceiro capítulo, intitulado Escola de Samba Alegria de Viver, Cacá dirige uma produção pela primeira vez em sua carreira .
Após os anos iniciais da Ditadura e a sua ida ao exterior em 1969, o cineasta voltou ao Brasil em 1972. Na época, ele lançou os filmes Quando o Carnaval Chegar , que conta com a participação da cantora Nara Leão, sua esposa da época, e Joanna Francesa .