Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 6 de março de 2025
O filme superou concorrentes de peso, como " Emilia Pérez " (França), " A Semente do Fruto Sagrado " (Alemanha), " A Garota da Agulha " (Dinamarca) e " Flow " (Letônia), marcando a primeira vitória do Brasil na categoria.
Ao receber a estatueta, Walter Salles emocionou o público ao dedicar a conquista a Eunice Paiva, advogada e ativista que lutou incansavelmente por justiça após o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar brasileira.
"Isso vai para uma mulher que, após uma perda sofrida durante um regime autoritário, decidiu não se curvar, mas resistir. Esse prêmio é para ela, seu nome é Eunice Paiva. E para as duas mulheres extraordinárias que lhe deram vida, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro ", declarou Salles no palco do Dolby Theatre.
O Brasil inscreve filmes na categoria de Melhor Filme Internacional desde 1960, tendo sido indicado anteriormente com " O Pagador de Promessas " (1962), " O Quatrilho " (1995), " O Que é Isso, Companheiro? " (1997), " Central do Brasil " (1998) e agora, "Ainda Estou Aqui". No entanto, até esta noite, o país nunca havia garantido uma vitória.
A conquista é especialmente simbólica para Salles, que também dirigiu "Central do Brasil", última produção brasileira a receber uma indicação.
O filme ficou marcado pela histórica nomeação de Fernanda Montenegro ao Oscar de Melhor Atriz, e agora sua filha, Fernanda Torres, segue os passos da mãe ao ser indicada na mesma categoria.
O drama protagonizado por Fernanda Torres conquistou críticos e audiências ao redor do mundo ao narrar a incansável busca de Eunice Paiva por justiça e verdade.
Com essa vitória, o Brasil entra para um seleto grupo de países que conseguiram transformar indicações recorrentes em vitórias na Academia, abrindo portas para o cinema nacional nos grandes circuitos internacionais.