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    porto velho, sexta-feira 2 de maio de 2025

Anitta aciona órgão do governo Lula para impedir uso de seu nome por farmacêutica

Farmoquímica já tem um vermífugo registrado como Annita (mas com dois N) e agora quer ampliar o leque


cnn

Publicada em: 29/04/2025 17:47:11 - Atualizado


A cantora Anitta e a Farmoquímica estão em uma disputa a respeito do uso do nome artístico dela em linhas de cosméticos. A assessoria de comunicação da artista explicou, nesta terça-feira (29), que a farmacêutica quer usar o nome Anitta para cosméticos, mas que a empresa só tem direito a usar o nome com dois N para nome de medicamento antiparasitário e viral — o vermífugo Annita.

“Esclarecemos que a empresa responsável pelo vermífugo Annita tem registro deste nome apenas para medicamentos e produtos farmacêuticos, com uma grafia diferente do nome da cantora (duas vezes N)”, diz o comunicado. “Em dezembro de 2022, farmacêutica pediu para registrar a marca ‘Anitta’ – agora com a mesma grafia usada pela artista – para produtos da área de cosméticos. Como a cantora já tinha feito anteriormente esse registro para cosméticos, sua equipe jurídica apresentou uma oposição ao pedido”.

A artista — cujo nome de batismo é Larissa — acionou o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para barrar o uso de seu nome artístico, que hoje é liberado apenas para medicamento antiparasitário e antiviral pela farmacêutica, para impedir que ele seja usado também para cosméticos. A assessoria da cantora disse que o pedido ainda está sob análise do INPI.

Ao consultar o banco de dados do INPI, a reportagem da CNN percebeu que a Farmoquímica é titular de um processo de solicitação com o nome “Anitta”, com dois Ts, desde 29 de abril de 2004, dentro da especificação medicamentos anti-infecciosos, antiparasitários e anti-helmíntico. No mesmo sistema, a Rodamoinho Produtora de Eventos Ltda., fundada pela cantora Anitta, é titular do segundo processo mais antigo, datado de 13 de dezembro de 2013.

No total, são oito processos registrados pela Rodamoinho como “registro de marca em vigor”, focados em produções artísticas e cinematográficas; eventos culturais; na área de entretenimento; agenciamento; serviços de marketing e publicitários; joalheria e relógios.




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