• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Zefa contará segredo a Tadeu em 'Pantanal', e atriz personagem: 'Ela tenta tudo o que pode'

Quando Paula anda nas ruas, no entanto, não tem jeito. O que ela mais ouve sobre Zefa é “sua linguaruda”, “língua de chicote”.


Extra

Publicada em: 22/06/2022 10:53:39 - Atualizado

Na cozinha da casa de Tenório (Murilo Benício) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira), em “Pantanal”, Zefa quase que mexe mais sua língua do que as panelas no fogão. É que a moça anda muito bem informada sobre as intrigas que circundam aquela fazenda e não pensa duas vezes antes de se meter nas conversas. Mas ai de alguém que ouse chamar a moça de fofoqueira! Paula Barbosa, sua intérprete, logo sai em defesa da personagem.

— Num primeiro momento, Zefa imprime uma coisa de ser futriqueira e de querer se meter. Mas ao longo da história, você percebe que não é isso. Ela está ali e vê o que acontece, não fica indo atrás. E não é boba, é esperta. Quando fala, não é por querer fazer fofoca ou chantagear. Mas por não achar certo. Tem a ver com o fato de ser carola. Ela sabe de algo e fala diretamente com a pessoa envolvida. Não vai para outro núcleo contar. No fim, ela se preocupa porque acha que pode acontecer uma tragédia — argumenta Paula

Há pouco tempo, outro adjetivo nada positivo foi atribuído à personagem, quando Guta (Julia Dalavia) a chamou de sonsa. A atriz também rebate:

— As pessoas não estão acostumadas com a sinceridade a troco de nada. Zefa viu que Guta ficou brava com uma atitude dela e se desculpou. Isso pode ser interpretado como a pessoa estar se fingindo de boba ou como algo realmente legal.

Quando Paula anda nas ruas, no entanto, não tem jeito. O que ela mais ouve sobre Zefa é “sua linguaruda”, “língua de chicote”.

— O chicote é como aquela mangueira de água que, quando você liga, espirra para tudo que é lado — explica a atriz, que se diverte com as brincadeiras do público.

Nesta sexta-feira, aliás, o chicote vai atacar de novo. Zefa vai dizer a Tadeu (José Loreto) que Guta não o ama de verdade e que Tenório está mesmo é interessado nos bois da fazenda vizinha.

— É o momento em que ela tenta tudo que pode, quando vê que o negócio pode desandar. Zefa percebe que Tadeu arruma briga com sua família por causa de Guta. Ela tenta abrir os olhos dele. Este é o ápice da intromissão da Zefa. Mas também tem o momento em que ela conta a Guta que gosta de Tadeu, mas que também gosta dela — adianta Paula.

No decorrer da história, a tal língua que por enquanto só é usada para falar vai encontrar outra boca para beijar: e é justamente a de Tadeu, com quem ela viverá um romance.

Será que esse repasse de informações para o rapaz já se dava porque a moça queria montar na garupa do peão?

— Como atriz, há uma ideia de deixar isso no ar para pensarem: qual é a dela? Mas não acho que isso seja intencional para separar Guta e Tadeu. Zefa é muito verdadeira neste sentido. Ela se encanta, mas acha que ele é o peão master, nem acredita que teria uma oportunidade — analisa.


Fale conosco