Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 24 de dezembro de 2024
Em 2020, Parasita surpreendeu o mundo ao levar o Oscar de Melhor Filme. O longa sul-coreano de Bong Joon-ho abriu as portas do mainstream para a já consolidada indústria audiovisual do país asiático. Dois anos depois, o Emmy 2022 tem Round 6 como a primeira série em língua não-inglesa indicada ao prêmio de Melhor Drama.
Round 6 tornou-se um dos maiores fenômenos da Netflix: a produção sul-coreana que retrata um jogo no qual apenas um concorrente sai vivo (e rico) ostenta o posto de série mais vista do serviço de streaming. O seriado também disputa em outras 13 categorias, como Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Atriz Convidada e Melhor Roteiro.
Mesmo com o título de grande (e merecida) supresa do Emmy 2020, Round 6 é mais uma peça na engrenagem da Netflix que, apesar dos recentes resultados ruins, somou 105 indicações na principal premiação, com produções como Ozark e Stranger Things. Entre todas, o seriado sul-coreano é o recordista, com 14 nomeações.
“É raro que uma série de língua não-inglesa chame atenção do Emmy e eu estou empolgada que o elenco também tenha sido reconhecido. Acredito que os votantes da academia acharam a primeira temporada tão viciante quanto eu”, escreveu Angie Han, crítica da The Hollywood Reporter.
Se Round 6 chamou atenção, a HBO e o serviço de streaming HBO Max conquistaram 140 nomeações, quebrando o recorde do próprio canal – 137 em 2019. O drama político Succession faturou 25 indicações, seguida de The White Lotus (20), Hacks (17) e Euphoria (16).
“Estamos incrivelmente orgulhosos de todas as nossas indicações ao Emmy”, disse Casey Bloys, diretor de conteúdo da HBO e HBO Max. “Este é um testemunho do incrível talento na frente e por trás das câmeras, assim como de nossas talentosas equipes de programação. Seu compromisso com a excelência criativa continua chegando ao público de uma forma significativa”, completou.