• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

O Deputado Léo Moraes faz uma análise da cena política rondoniense e explica a sua participação como parlamentar no desenvolvimento do Estado. Confira a entrevista...


Rondonoticias

Publicada em: 15/12/2017 14:10:15 - Atualizado

Rondonoticias: Deputado Léo Moraes, da cena política, o que lhe tem chamado atenção em Rondônia?

Deputado Léo Moraes: Bem, na verdade, na ação eleitoral o que me chama atenção é a incerteza. Essa cortina de fumaça que se lança na sociedade rondoniense que impede que o futuro eleitor do processo eleitoral tenha discernimento, para saber quais são as melhores caminhos, quais são os projetos viáveis.

Rondonoticias: Deputado nos explique melhor esse ponto de vista.

Deputado Léo Moraes: Veja bem, hoje o estado de Rondônia é um dos estados que não tem de forma clara, os pré - candidatos ao governo para às eleições de 2018, e quem perde com isso, é o eleitor. Porque afinal, ficam sabendo em cima da hora, quem são os candidatos. Além disso, também aparecem nomes que são especulados, mas que não serão candidatos. Penso que, o eleitorado precisa ter a certeza de forma antecipada desses nomes, para saberem que rumo seguir.

Rondonoticias: Então pra você, o que falta para se ter essa certeza?

Deputado Léo Moraes: Uma certeza deles. Uma certeza do partido politico, da viabilidade dos projetos, segundo eles. Também coragem para os que irão assumir, para enfrentar um grande desafio que é governar Rondôonia, hoje sem gestor, sem prefeito, sei que não é fácil.

Rondonoticias: Que propostas ao seu ver, deve o futuro governador de Rondônia levar aos eleitores, levando em consideração que o candidato, o político anda com a imagem negativa, bem desgastada?

Deputado Léo Moraes: O modelo politico está falido, o que possibilita pessoas fora da politica, participar ativamente. Acho que a sociedade no geral, quer maior transparência, quer menor participação do estado, quer menos gastos nos dutos partidários, e até mesmo da corrupção e isso nunca foi atendido em regra. O sistema politico brasileiro é ultrapassado e antiquado.

Rondonoticias: Mudando um pouco de assunto, deputado você é a favor da reforma trabalhista e da previdência?

Deputado Léo Moraes: Reforma trabalhista tem que se ter coragem pra ser ter algum resultado positivo. Acho que é um avanço, porém com algumas nuances que pra mim, viraram prejuízos. Como por exemplo da mulher no mercado de trabalho, as lactantes/grávidas que ficarão expostas a ambientes que podem prejudicar a sua saúde, mudança que foi altamente discutida. Já a reforma da previdência, eu acho que não se muda o jogo no decorrer do mesmo, ainda mais proposta por um presidente que não tem legitimidade pra tal, que se aposentou muito jovem e que está cobrando que todos trabalhem de forma perpétua. Eu sou contra a reforma da previdência nesse atual modelo apresentado à Bancada Federal. Avançamos na trabalhista com desrespeito em alguns pontos que não poderiam passar despercebidos, e sou contra a reforma da previdência.

Rondonoticias: Outra pauta falada muito pela população é sobre a emenda do Deroche, como anda essa discussão? Pois falta banheiro, iluminação, falta tudo.

Deputado Léo Moraes : Nós já começamos a discutir isto, existe uma dificuldade de manutenção dos banheiros, esse é um empecilho, mas nós já estamos buscando resolver.

Rondonoticias: Deputado você ajuda alguma escola em Porto Velho?

Deputado Léo Moraes: Várias. Educação e gestão democrática eu que estou a frente e intercedo para que os pais, professores e alunos possam escolher seus diretores.

Rondonoticias: Há burburinhos sobre sua possível participação como vice de Maurão de Carvalho, isso é verdade?

Deputado Léo Moraes: Não é verdade. Eu tenho um perfil afirmativo de resolver e entrar na briga. Sou operário da boa política.

Rondonoticias: Obrigada por responder nossas perguntas e pelos esclarecimentos.

Deputado Léo Moraes: Eu que agradeço ao Rondonoticias pela oportunidade.


Fale conosco