• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 11 de janeiro de 2026

Inadimplência recorde afeta 6,5 milhões de empresas do país em fevereiro

Resultado puxado pelo endividamento das famílias mostra que montante de dívidas totalizou o valor de R$ 112,9 bilhões


Noticias ao Minuto

Publicada em: 04/04/2023 09:50:12 - Atualizado


BRASIL - O Brasil tem 6,5 milhões negócios na lista de negativação até o mês de fevereiro. O número corresponde ao maior valor de toda a série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, divulgado desde janeiro de 2016.

Conforme os dados revelados nesta terça-feira (4), montante de dívidas totalizou o valor de R$ 112,9 bilhões, sendo que em média, cada empresa com o nome no vermelho tem sete dívidas vencidas por CNPJ.

A maior parte das empresas que estão na lista de inadimplência é do setor de serviços (53,8% do total). Na sequência estão os empreendimentos dos segmentos de comércio (37,3%), indústria (7,7%), do setor primário (0,8%) e outros (0,4%), que contempla a área financeira e de terceiro setor.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que a curva crescente na inadimplência dos consumidores acaba impactando também as empresas. Ele explica que, enquanto a inadimplência das famílias não diminuir de fato, as empresas "seguirão encontrando desafios para manter um quadro de melhora significativo".

“Mesmo que existam oscilações positivas e alguns empreendedores consigam quitar suas dívidas, como aconteceu em janeiro, a melhoria contínua da inadimplência dos empreendimentos depende muito do cenário de negativação entre os consumidores", afirma ele.


Fale conosco