• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025

Espião russo Sergey revela que morou em Brasília e era fã de comida por quilo

Segundo o serviço secreto holandês, Sergey Cherkasov, 36, passou 12 anos construindo a identidade falsa


metropoles

Publicada em: 11/04/2023 11:23:21 - Atualizado


Encarcerado na Penitenciária Federal de Brasília desde janeiro deste ano, o espião russo identificado Sergey Vladimirovich Cherkasov (foto em destaque) criou uma farsa minuciosa, sob o véu de uma história coberta para “esquentar” sua suposta cidadania brasileira.

Documentos que integram uma investigação do Federal Bureau of Investigation (FBI) americano revelam que o espião simula ter morado no Distrito Federal e frequentado bares, restaurantes e boates da capital do país.

A Polícia Federal efetuou a prisão do espião russo em São Paulo. Ele usava uma falsa identidade brasileira para tentar se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, em Haia. Segundo o serviço secreto holandês, Sergey Cherkasov, 36, passou 12 anos construindo a identidade falsa — de Viktor Muller Ferreira, 33, nascido em Niterói, no Rio de Janeiro.

Em seu falso relato, o espião conta que teria se mudado para Brasília em 2010 e se hospedado em uma pensão de baixo custo, onde pagaria cerca de R$ 550 mensais. Entre aulas de português e andanças pela capital da República, o espião disse ter se apaixonado pela culinária brasileira, principalmente por restaurantes que servem comida no quilo.

Feijoada

Ainda na carta que o russo escreveu — provavelmente usando um programa tradutor — sobre suas experiências no DF, ele narra a predileção por bares, lanchonetes e boates que ele dizia ter frequentado.

O espião contou ter se tornado fã do restaurante A Tribo, na Asa Norte. “Este restaurante faz a melhor feijoada da cidade”, garantiu. O objetivo do russo era tentar dar um ar de legitimidade à sua falsa identidade.

Sergey ainda criou outra farsa, como se fosse frequentador assíduo de algumas boates que, na época, bombavam no DF, especificamente no Setor de Clubes Sul. O espião citou a casa de show Macadâmia, que se destacou no cenário de festas da cidade há anos.


Fale conosco